A pitoresca Capela das Cruzinhas, na zona rural do município de Brasileira-PI

Seguindo para a zona rural do município de Brasileira-PI, após o povoado Buritizinho e o assentamento Canaã, uma pitoresca capela surge na margem da estrada e logo chama a atenção dos transeuntes, é conhecida na região como Capela das Cruzinhas.

O acanhado templo tem vários símbolos, verdadeiras expressões de fé, que são deixadas pelos peregrinos em sinal de promessas e graças alcançadas. São imagens de santos católicos, jarros com flores, sandálias, velas e outros objetos, além de muitas garrafas com água. Sobre esse último está a relação direta com a origem do lugar.

O túmulo da idosa, rodeado de objetos deixados pelos peregrinos.

De acordo com a lenda, o lugar surgiu após o sepultamento de uma senhora idosa que foi encontrada morta na beira da estrada há muito tempo, um vaqueiro a encontrou e ali mesmo a enterrou, chegando à conclusão que a idosa havia se perdido e morrido de sede. Tempos depois, já no ano de 2004 foi erguida a pequena coberta de alvenaria para proteger o túmulo.

Garrafas d’água.

Há exemplo da Capela da finada Maria Rosa em Piracuruca e de tantas outras existentes nos rincões interioranos, a Capela das Cruzinhas recebe celebrações católicas, principalmente na Semana Santa, onde muitos fiéis se dirigem ao local.

O aventureiro Índio Apache, visitou o local em julho de 2022.

Fotos e coleta de informações: Índio Apache