Seguindo para a zona rural do município de Brasileira-PI, após o povoado Buritizinho e o assentamento Canaã, uma pitoresca capela surge na margem da estrada e logo chama a atenção dos transeuntes, é conhecida na região como Capela das Cruzinhas.
O acanhado templo tem vários símbolos, verdadeiras expressões de fé, que são deixadas pelos peregrinos em sinal de promessas e graças alcançadas. São imagens de santos católicos, jarros com flores, sandálias, velas e outros objetos, além de muitas garrafas com água. Sobre esse último está a relação direta com a origem do lugar.
O túmulo da idosa, rodeado de objetos deixados pelos peregrinos.
De acordo com a lenda, o lugar surgiu após o sepultamento de uma senhora idosa que foi encontrada morta na beira da estrada há muito tempo, um vaqueiro a encontrou e ali mesmo a enterrou, chegando à conclusão que a idosa havia se perdido e morrido de sede. Tempos depois, já no ano de 2004 foi erguida a pequena coberta de alvenaria para proteger o túmulo.
Garrafas d’água.
Há exemplo da Capela da finada Maria Rosa em Piracuruca e de tantas outras existentes nos rincões interioranos, a Capela das Cruzinhas recebe celebrações católicas, principalmente na Semana Santa, onde muitos fiéis se dirigem ao local.
O aventureiro Índio Apache, visitou o local em julho de 2022.
Francisco Gerson Amorim de Meneses é natural de Piracuruca – PI. Filho de Antonio Francisco de Meneses e de Zilmar de Amorim Meneses, pai de Teresa Evelin e de Antonio Neto.
Ex militar do Exército Brasileiro, atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí.
Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Análise de Sistemas e em Banco de Dados, Bacharel em Ciência da Computação.
Pesquisador de Computação Aplicada, com projetos de pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento, Lógica Fuzzy, Biblioteca Digital, Cloud Computing, Geoprocessamento, Computação Gráfica, Física e Biotecnologia. Destaque para a Computação Visual aplicada na Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos voltados para arte rupestre.
É autor das obras: Um pouco sobre minha terra (2000), Aventura na pedra do índio (2001), Aqui me tens de regresso (2003) e Versos retos de um poeta torto (2018). É editor-chefe e proprietário do periódico Revista Ateneu, além de idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com), que desde 1999 divulga a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
É escritor, poeta, cordelista e contista com participações em algumas coletâneas. Atualmente, assina uma coluna no jornal cultural parnaibano “O Piagui”.