Expedição mostra as pinturas rupestres na margem do Riacho Janipapeiro, próximo á localidade Tibalde em Piracuruca-PI

A localidade Tibalde é bastante conhecida em Piracuruca e passagem obrigatória para quem trafega pela BR 343 no trecho entre Piracuruca e o litoral Piauiense. O marco é um vistoso e histórico casarão que salta aos olhos de quem passa, fica bem na margem esquerda da rodovia (sentido Piracuruca -> Litoral), a cerca de 10 km a partir do centro de Piracuruca-PI.

Histórico e rústico casarão da localidade Tibalde. Destaque para as grossas paredes, o fogão a lenha e o piso em pedra do pequi.

O casarão foi o ponto de partida da nossa expedição que aconteceu no dia 29 de dezembro de 2022. O objetivo era conhecer os sítios arqueológicos com pinturas rupestres na margem do Riacho Jenipapeiro, conhecido na região como Riacho das Telhas e catalogá-los para a inserção na base do Projeto Artes do Bitorocaia.

No final dessa matéria tem os links para os três sítios com pinturas mapeados nessa expedição.

Ponto de partida da expedição que teve um trecho total de cerca de 5,5 km (ida e volta). Parte da tilha em um Jeep Willys 1969 e outra a pé seguindo pelo leito do riacho.
Junto comigo na trilha estavam, a partir da esquerda: Índio Apache, Mauricio (guia da expedição) e Osiel Monteiro (Curiólogo).
Infografia com a trilha em azul e o leito do Riacho Jenipapeiro em amarelo tracejado. O riacho Jenipapeiro deságua no riacho da Sussuarana, já perto da divisa com o município de São José do Divino, de lá segue para o Rio Piracuruca.
Na margem da trilha encontramos esse pequeno cemitério com túmulos dos antigos moradores da localidade Tibalde. Destaco o túmulo de Inácia Maria de Meneses (N. 10/02/1877 – F. 24/02/1953), era casada com Domingos Machado de Cerqueira, moradores na localidade Tibalde, em Piracuruca-PI. Eram os pais, por exemplo, do Sr. Clementino Escórcio de Cerqueira, cidadão muito conhecido na cidade de Piracuruca. Inácia era filha do Capitão Francisco Escórcio de Meneses e Norberta Furtado da Costa, portanto, Neta de Manoel Escórcio de Meneses e Lúcia Maria da Silva. Manoel e Lúcia são os grandes progenitores das famílias Escórcio e Meneses em Piracuruca. Fonte: Livro Ensaio Histórico e Genealógico dos Meneses da Piracuruca – F Gerson Meneses.

Em busca das pinturas rupestres:

Sítio Arqueológico do Tibalde:
O primeiro ponto com pinturas fica a cerca de 1,5 km a partir do casarão da localidade Tibalde, trata-se de um abrigo sob rocha próximo à margem do Riacho Janipapeiro (riacho das telhas). São pinturas em um painel principal e no teto do abrigo, algumas pinturas já bastante deterioradas.

Registro fotográfico das pinturas.
Algumas das pinturas do Sítio Arqueológico do Tibalde.
Painel principal do sítio arqueológico do Tibalde, com a aplicação do filtro de realce dos pigmentos (Dstretch).

Seguimos em trilha pelo leito do riacho em busca de mais pontos com pinturas, nesse período do ano o riacho ainda está seco, é um curso d’água que corre somente em tempos de chuvas na região. Encontramos pelo menos mais dois locais que denominados de Telhas 1 e Telhas 2, no caminho encontramos um curioso pilão talhado no leito do riacho.

De acordo com Osiel Monteiro (Curiólogo) essa espécie de pilão primitivo tem características que indicam ter sido talhado pela mão humana.

Sítio Arqueológico Telhas 1:

É um abrigo com apenas uma pintura ainda vista, as demais estão apagadas. De acordo com o guia Maurício, há alguns anos as outras pinturas ainda podiam ser observadas. O sítio apresenta uma grande quantidade de cupins na superfície da rocha.

Registro do painel principal do Sítio Arqueológico Telhas 1.
A única pintura ainda visível do Sítio Telhas 1.

Aqui uma nota triste, na continuidade da trilha encontramos um outro ponto com pinturas, só que infelizmente sofreu um sério dano causado por pichações, esse Sítio já foi praticamente destruído.

Painel rupestre destruído por pichações.
Antigo artefato encontrado na trilha.

Sítio Arqueológico Telhas 2:

Painel em um local de difícil acesso, com várias pinturas, devido isso está protegido e as pinturas ainda estão bem vistas, observei riscos cruzados e carimbos, inclusive de mãos.

Registro do Sítio Arqueológico Telhas 2.
Algumas das pinturas do Sítio Arqueológico Telhas 2.

Links para os Sítios Arqueológicos catalogados nessa expedição (Projeto Artes do Bitorocaia):

Tibalde

Telhas 1 – (Riacho Jenipapeiro)

Telhas 2 – (Riacho Jenipapeiro)