Os intrigantes “objetos alados” do painel rupestre da “Pedra da Máscara” na localidade Lapa em Pedro II – PI

Em 18 de fevereiro de 2023 participei de uma expedição para conhecer as localidades Lapa e Salobro, na zona rural da cidade de Pedro II – PI.

O artigo “As localidades Lapa e Salobro são amostras da riqueza natural e arqueológica da cidade de Pedro II – PI” está com o link disponível no final desse texto.

Em um dos painéis visitados na localidade Lapa, no grandioso bloco rochoso conhecido como “Pedra da Máscara”, entre centenas de pinturas, gostaria de destacar 3, de características semelhantes e que me chamaram a atenção pelo seu formato.

Visão da formação geológica conhecida como “Pedra da Máscara”. O local tem esse nome devido os furos existentes em lados opostos do bloco rochoso, dão a ideia de olhos.
O grande painel rupestre da Pedra da Máscara, apresenta várias pinturas, muitas sobreposições.
Destaque para algumas pinturas bem altas. Um detalhe interessante é que dentro dos “olhos” da “Pedra da Máscara”, que ficam a uns 20 metros de altura, existem pinturas rupestres.

As pinturas do painel, no geral apresentam características que as descrevem como da Tradição Agreste, de acordo com (1, 2) as pinturas da Tradição Agreste apresentam figuras em dimensões graúdas, com técnica gráfica e riqueza temática não tão apuradas. Destacam-se imagens de seres estáticos ou com pouco movimento. Ocorrendo, entre outras, figuras antropomórficas, zoomórficas, carimbos de mãos e grafismos puros em vermelho e alguns tons de amarelo. Com datações consideradas a partir de 2 mil anos. Sobre os grafismos puros, em (3) é dito que são representações rupestres que não permitem o reconhecimento cognitivo direto, sendo normalmente referenciadas também como figuras geométricas ou abstratas (3).

Amostras do painel rupestre da “Pedra da Máscara”, no final desse texto tem o link para a visualização das pinturas a partir da plataforma do Projeto Artes do Bitorocaia.

Os “objetos alados”

As pinturas que eu gostaria de destacar aqui, são 3 representações bem semelhantes, ficam a cerca de 4 a 5 metros de altura e tem dimensões a partir de pelo menos 30 X 30 cm. Conceitualmente tratam-se de grafismos puros, pois são imagens abstratas. O interessante é que as suas formas remetem a objetos alados, como se estivessem planando.

No destaque, os “objetos alados” do painel da “Pedra da Máscara”.
As imagens possuem um traço horizontal superior em forma de parábola com concavidade para cima, no centro apresentam detalhes verticais menores apontados para cima sendo dois, três e quatro respectivamente nas três figuras. Abaixo, apresentam argolas, sendo que a maior figura delas, além da argola, mostra pequenas extensões laterais.

A imaginação é o limite e a prospecção de significados a partir dessas formas é só um pequeno exemplo do mundo de suposições que estão registrados nos painéis rupestres espalhados pelo mundo.

Referências consultadas:
1 – CAVALCANTE, L, C, D. Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí, Brasil: biodiversidade, arqueologia e conservação de arte rupestre. MNEME – Revista de Humanidades – ISSN 1518-3304, 2013. Disponível em:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1708/4145. Acesso em: set/2022.
2 – FILHO, S, L, L., REIS, S. Cenografia emblemática da tradição São Francisco nas pinas rupestres de Lagoa do Mari, em Sento Sé – Ba. Rupestre WEB – Brasil,2015. Disponível em: http://www.rupestreweb. info/lagoamari.html. Acesso em: set/2022.
3 – PESSIS, A.; CISNEIROS, D; MUTZENBERG, D. 2018. Identidades Gráficas nos Registros Rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, Brasil. FUMDHAMentos, v. XV, p. 26-48, 2018.


Links:

As localidades Lapa e Salobro são amostras da riqueza natural e arqueológica da cidade de Pedro II – PI

Pedro II – PI – Pedra da Máscara – Lapa