Em 2014 noticiamos aqui no Portal a ameaça que alguns dos sítios arqueológicos com pinturas rupestres em Piracuruca estavam sofrendo, 4 anos depois, fizemos novamente uma visita a dois desses sítios, comprovamos a situação precária em que se encontram e vimos que nenhuma providência foi tomada. Por tratar-se de áreas praticamente integradas ao ambiente urbano necessitariam de uma ação controlada para a ocupação desses espaços, o que infelizmente não se observa.

Os sítios visitados foram o do Limoeiro e o do Olho D’água do Padre, em novembro de 2018 observamos o total descaso com o patrimônio arqueológico do município, no caso do Limoeiro as ações graves são o vandalismo e a queimada, já no Olho D’água do Padre é a ocupação desenfreada e o lixo, nesse caso particular, há cerca de 15 anos foi sugerido a criação de um Parque Municipal, nessa época ainda dava para frear a ocupação desregrada do terreno, hoje infelizmente restam poucas pinturas, desprotegidas em uma área totalmente loteada.



VANDALISMO E QUEIMADAS NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO LIMOEIRO



OCUPAÇÃO DESORDENADA E LIXO NO SÍTIO DO OLHO D’ÁGUA DO PADRE
F Gerson Meneses
Francisco Gerson Amorim de Meneses é natural de Piracuruca – PI. Filho de Antonio Francisco de Meneses e de Zilmar de Amorim Meneses, pai de Teresa Evelin e Antonio Neto.
Ex militar do Exército Brasileiro, atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí.
Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Análise de Sistemas e em Banco de Dados, Bacharel em Ciência da Computação.
Pesquisador de Computação Aplicada, com projetos de pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento, Lógica Fuzzy, Biblioteca Digital, Cloud Computing, Geoprocessamento, Computação Gráfica, Física e Biotecnologia. Destaque para a Computação Visual aplicada na Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos voltados para arte rupestre.
É autor das obras: Um pouco sobre minha terra (2000), Aventura na pedra do índio (2001), Aqui me tens de regresso (2003) e Versos retos de um poeta torto (2018). É editor-chefe e proprietário do periódico Revista Ateneu, além de idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com), que desde 1999 divulga a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
É escritor, poeta, cordelista e contista. Atualmente, assina uma coluna no jornal cultural parnaibano “O Piagui”.