Seriam animais da Megafauna em Castelo do Piauí?

O termo Megafauna é usado para designar os animais gigantes que conviveram com a espécie humana e que teriam desaparecido em uma extinção no período Quaternário da era Cenozoica.

No Brasil a megafauna era formada por muitos animais de grandes proporções dentre eles: os mamutes, as preguiças-gigante, as antas, tatus-gigantes, as antas, os tigres-dentes-de-sabres e etc. Este último teria desaparecido há mais ou menos 10 mil anos.

Esses grandes animais tiveram uma extinção recente em comparação com a idade da Terra que é de aproximadamente 5 bilhões de anos. Eles viveram do Pleistoceno há dois milhões de anos à 12 mil anos no período Quaternário.

O Tempo Geológico

O Tempo Geológico é o tempo usado para contar a idade da Terra, está dividido em eras e subdividido em períodos e épocas.

Se refere à uma escala de tempo medida em milhões e até bilhões de anos. Já o Tempo Histórico refere-se ao tempo de surgimento da humanidade incluindo a Pré-história e é usado em espaços de tempos menores como dezenas, centenas e milhares de anos.

Onde foi feita a foto?

Assim como na maioria do território brasileiro, a formação geológica de Castelo do Piauí também é muito antiga.

Só para exemplificarmos a origem geológica da Pedra do Castelo, formação sedimentar, com predomínio do arenito, data de aproximadamente 400 milhões à 250 milhões de anos, surgindo entre os períodos Ordovinciano, Siluriano. Devoniano, Carbonífero da era Paleozoica.

A foto feita pelo Mago da fotografia Juscelino Reis é no sítio arqueológico Castelo Velho, região próxima à Barrocas dos Miguel na zona rural de Castelo do Piauí.

Uma pergunta ao caro leitor

Se pedíssemos para comparar o relevo brasileiro com uma pessoa, como ele seria? Calma vou responder.

Ele seria Velho, Baixo e Tranquilo. Como assim?

Ele é velho porque começou a ser formado em eras geológicas muito antigas, é baixo por causa do longo período exposto ao intemperismo, sendo rebaixado e tendo altitudes modestas, e tranquilo pois as atividades geológicas internas praticamente inexistem como o vulcanismo e o tectonismo e também pelo seu posicionamento no centro da Placa (tectônica) Sul-Americana.

Com essas condições naturais o território brasileiro apresentava todas as condições naturais para a vida na Terra, além de está na sua maioria na Zona Tropical, zona térmica do planeta que recebe a maior quantidade de luz e calor.

Texto: Augusto Júnior Vasconcelos.
Foto: Juscelino Reis