Seria um caso de polidactilia em nosso irmão ancestral?
As pinturas rupestres em formato de mãos são muito comuns em toda a região de Piracuruca, norte do Piauí – Brasil. Aqui no Portal Piracuruca, já escrevi algumas matérias sobre esses símbolos, com destaque para: A imponente pintura rupestre da “Mão do Gigante” na margem do Riacho Palmeira em Piracuruca-PI.
Na matéria acima, apresento um breve estudo sobre essa simbologia rupestre espalhada pelo mundo e também destaco as diversas maneiras com que esse desenho ficou representado nos painéis rupestres, como: mãos em negativo, mãos em positivo (carimbo), mãos com desenho elaborado e a própria figura da mão do gigante onde observa-se um círculo concêntrico em seu interior.
Uma outra matéria bastante representativa sobre mãos foi: O nosso “Painel de las Manos”, com seus 25 registros de mãos, no Sítio Arqueológico Boca do Saco – Piracuruca-PI.
Nessa matéria apresentei esse espetacular painel repleto de registros de mãos e faço uma alusão ao sítio “Cueva de las Manos” uma caverna na Patagônia Argentina repleta de pinturas de mãos.
Os links para as duas matérias supracitadas, assim como para as demais imagens desses dois sítios arqueológicos estão no final desse texto.
Trago aqui, mais um intrigante desenho que envolve a simbologia da mão, nesse caso, o encontrei em um sítio arqueológico localizado dentro da área do Parque Nacional de Sete Cidades, lá me deparei com um desenho de mão, no entanto, com um traço a mais, que lembra uma mão com seis dedos. Seria este, um caso de polidactilia?. De acordo com (1):
A polidactilia é uma deformidade que acontece quando nasce um ou mais dedos extras na mão ou no pé e pode ser causada por modificações genéticas hereditárias, ou seja, os genes responsáveis por essa alteração podem ser transmitidos de pais para filhos.
Logo abaixo, o link para as demais pinturas do sítio arqueológico da “Mão de seis dedos”, mais um sítio cadastrado no Projeto Artes do Bitorocaia.
Referências:
1 – https://www.tuasaude.com/polidactilia/
Links para as matérias citadas:
A imponente pintura rupestre da “Mão do Gigante” na margem do Riacho Palmeira em Piracuruca