Falarei de um registro histórico do ano de 1937, dia do lançamento da pedra fundamental da base onde foi colocado o busto do Senador Gervásio de Brito Passos (23/06/1837 | 07/02/1923), na Praça Irmãos Dantas, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo em Piracuruca-PI.
Antigo retrato do busto do Senador Gervásio exposto na Praça Irmãos Dantas. Fonte: Piracuruca Túnel do Tempo (Thiago Alves).
Busto do Senador Gervásio, registro de junho de 2020.
O registro a que me refiro marcou o centenário do nascimento desse personagem importante da cidade de Piracuruca. Gervásio ocupou os cargos de Vereador, Presidente da Câmara Municipal, Deputado Provincial em cinco legislaturas na monarquia, Deputado Estadual em quatro legislaturas na república, Presidente da Câmara dos Deputados em uma legislatura, Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional e Senador da República onde recebeu a homenagem de Cavaleiro da Ordem da Rosa. Além disso, desprendeu grandes esforços para a construção do ramal ferroviário Teresina – Porto de Amarração.
Na fotografia de 1937, vê-se dois netos do Senador Gervásio: Srta. Deuza Brito e Dr. Anísio Brito. Anísio Brito foi cirurgião – dentista, emérito educador e historiador, nascido em Piracuruca e falecido em Teresina (1886-1946). Além deles o Dr. José de Abreu que está discursando e por último à direita está o Sr. Luiz Ribeiro Gonçalves, representante da “Folha do Norte do Pará”.
Logo abaixo, os links para as biografias de Gervásio de Brito Passos e de Anísio Brito.
Fontes consultadas: – Reinaldo Coutinho (fotografia e descrição) – Apontamentos Históricos da Piracuruca (Gervásio de Brito Passos) – Dicionário Histórico Biográfico Piauiense – Wilson Carvalho Gonçalves (Anísio Brito)
Francisco Gerson Amorim de Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.