
Gervásio de Brito Passos (23/06/1837 – 07/02/1923), piracuruquense, ocupou os cargos de Vereador, Presidente da Câmara Municipal, Deputado Provincial em cinco legislaturas na monarquia, Deputado Estadual em quatro legislaturas na república, Presidente da Câmara dos Deputados em uma legislatura, Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional e Senador da República onde recebeu a homenagem de Cavaleiro da Ordem da Rosa.
Desprendeu grandes esforços para a construção do ramal ferroviário Teresina – Porto de Amarração.
Foi conteporâneo de Rui Barbosa no Senado Federal, no anedotário político do Senador Gervásio, entre outros fatos, conta-se que, certa feita, ele aparteou seu colega Rui Barbosa. Surpreendido com aquela “ousadia”, o grande tribuno baiano teria exclamado: “Ora vejam só! Fiat lux!” E Gervásio, ironicamente, teria gritado bem alto: “Ora, mestre Rui, não vejo vantagem! Isto é latim de caixa de fósforos!…”.(Fonte: Augusto Brito)
F Gerson Meneses
Francisco Gerson Amorim de Meneses é natural de Piracuruca – PI. Filho de Antonio Francisco de Meneses e de Zilmar de Amorim Meneses, pai de Teresa Evelin e Antonio Neto.
Ex militar do Exército Brasileiro, atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí.
É graduado em Ciência da Computação – UESPI, com especializações em Análise de Sistemas – UESPI e em Banco de Dados – CEFET, mestre em ciência da computação – UFF e doutorando em biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).
Pesquisador de Computação Aplicada, com projetos de pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento, Lógica Fuzzy, Biblioteca Digital, Cloud Computing, Geoprocessamento, Computação Gráfica e Biotecnologia. Destaque para a Computação Visual aplicada na Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos voltados para arte rupestre.
É autor das obras: Um pouco sobre minha terra (2000), Aventura na pedra do índio (2001), Aqui me tens de regresso (2003) e Versos retos de um poeta torto (2018). É editor-chefe e proprietário do periódico Revista Ateneu, além de idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com), que desde 1999 divulga a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
É escritor, poeta, cordelista e contista. Atualmente, assina uma coluna no jornal cultural parnaibano “O Piagui”.