O Sítio Arqueológico Torres e a riqueza arqueológica da cidade de Pedro II-PI

A cidade de Pedro II-PI está localizada na Serra dos Matões, distante cerca de 206Km de Teresina. Privilegiada pelo seu clima ameno, a cidade possui belíssimas paisagens naturais e tem como principal produto de sua economia a extração de pedras semipreciosas, com destaque para as minas de opalas que são as mais belas e puras…

Sob o signo da fé: Os Dantas Correia, a lenda e a igreja de N. S. do Carmo de Piracuruca

O alvorecer do século XVIII vai encontrar os vales e chapadas do norte do atual território do Piauí já submetidos a fortes devassamento e ocupação por parte do elemento branco, quase sempre em brutal conflito com o gentio nativo das diversas nações tapuias, ali existentes. Os relatos dos poucos cronistas que versam sobre a época,…

A imponente pintura rupestre da “Mão do Gigante” na margem do Riacho Palmeira em Piracuruca

Pinturas rupestres em formato de mãos são registros muito comuns, não só no Piauí, mas também em sítios arqueológicos espalhados por todo o mundo (Figura1), ocorrem principalmente em pictogramas que são desenhos pintados na rocha, as primeiras técnicas que foram utilizadas para o registro de mãos eram bastante simples e começaram a ocorrer há pelo…

Vicente Nunes era herói ou vilão? Na antiga Vila do Marvão

Na pequena, pacata e romântica Vila de Marvão (atual Castelo do Piauí), uma das sete primeiras vilas criadas na então província do Piauí, onde o tempo passava devagar e era comum ouvir muitas estórias, causos e lendas. Muitas delas até se repetiam e eram semelhantes a de muitas cidades pequenas no interior do Brasil, como…

Petróglifo natural no topo da Serra do Morcego lembra os contornos do Mapa do Piauí

Um grupo formado por 6 aventureiros (2 de Parnaíba, 1 de Piripiri e 3 de Piracuruca), além do guia Sr. Jeremias e seu filho que são moradores locais, fizeram uma expedição de reconhecimento ao Sítio Arqueológico Arco do Covão, que se localiza na Serra do Morcego no Município de Caxingó, localizado a cerda de 283km…

A lenda do “arrebatamento” de Simplício Dias da Silva

A cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, se localiza a cerca de 336 km da capital Teresina, é a segunda maior cidade do estado e foi um dos primeiros núcleos de povoamento do Piauí, vivendo momentos áureos de grande prosperidade com a exportação marítima de produtos. Muitas personalidades de relevância histórica no Piauí, nasceram ou…

A inauguração da Estação Ferroviária de Castelo do Piauí

O tronco ferroviário Oiticica – Castelo – Altos começou a ser construído ainda na década de 50, primeiramente pela construtora Alfa, tendo como engenheiro responsável dr Cintra. Depois de um tempo parada, a obra retornou agora sob responsabilidade do 4° Batalhão de Engenharia e Construção, comandado pelo coronel Clóvis Alexandrino, que era natural de Pimenteiras…

Um conto de carnaval: A realidade de uma tarde de quarta, esbranquiçada pelo clarão das cinzas

As primeiras cuícas celebram com um ronco afoito e ritmado, Na passarela nublada, começa o desfile do bloco da vida. Um jovem Pierrot ensaia com o seu paredão, Colocando no ar um barulho que silencia a lucidez. O espelho reflete uma Colombina, Menina moça e bela como a escola campeã com dez em quase todos…

Grito misterioso é ouvido no interior da Pedra do Castelo

Dizem os mais antigos moradores da região da Pedra do Castelo que é comum ouvir vozes, gritos, gargalhadas e conversas vindos do interior deste suntuoso e enigmático castelo rochoso, além de luzes e uma áurea mística. Seria os blocos de pedra reencarnando os antigos convivas do então castelo medieval, que eram maltratados por um monarca…

Seriam marcas do Pé Grande em Castelo do Piauí?

O Pé Grande é uma criatura com forte presença na cultura norte americana. No Brasil, pouco se fala deste monstro místico e lendário. Também pouco se sabe mas apesar de ser uma lenda, muitas pessoas acreditam que o mito do Pé Grande possa ser verdade. Muitos pesquisadores, acreditam que o monstro realmente existiu, ou o…