Coisas da Roça, um empreendimento sustentável, na margem da BR 343 em Piracuruca-PI

Ao passar pela BR 343, a cerca de 7 km de Piracuruca (no sentido Parnaíba), na margem esquerda da rodovia, observa-se um lugar bem atraente e que se destaca pela arquitetura rústica. Nessa última sexta-feira, 18 de junho de 2021, ao me deslocar de Piracuruca para Parnaíba, resolvi parar e conhecer, fui muito bem recebido…

Mandu Ladino e a Batalha da Serra do Morcego

Esse conto é uma obra de ficção literária. No alto de um cerro em pleno mês de outubro do ano de 1715, um índio observava o imenso prado repleto da vegetação rasa de mata amarronzada. As carnaubeiras, muitos faveiros e os raros cajueiros eram os poucos pontos verdes naquela imensidão do vale da Serra do…

A intrigante pintura rupestre da “Mão de seis dedos”, no Parque Nacional de Sete Cidades

Seria um caso de polidactilia em nosso irmão ancestral? As pinturas rupestres em formato de mãos são muito comuns em toda a região de Piracuruca, norte do Piauí – Brasil. Aqui no Portal Piracuruca, já escrevi algumas matérias sobre esses símbolos, com destaque para: A imponente pintura rupestre da “Mão do Gigante” na margem do…

O Laborioso e Pitoresco Porto Salgado da Parnaíba – Piauí

O texto a seguir foi extraído do Almanaque da Parnaíba de 1938, escrito em 1937, por Raimundo Sousa Lima, e transcrito por Diderot Mavignier. Até os anos de 1970, o que chamamos hoje de Porto das Barcas era o histórico Porto Salgado, pelo grande desembarque de sal, consumido pelas oficinas de couro e carne salgada….

Projeto visa revitalizar a tradição de Banda de Música em Piracuruca

O texto e imagens a seguir foram enviados pelo maestro Luiz Adriano, componente da Banda de Música da Polícia Militar do Piauí e um dos articuladores da revitalização da Banda de Música de Piracuruca. A cidade de Piracuruca é muito rica em história, patrimônio arquitetônico e tradição culturais, que têm sido objeto de estudos, pesquisas…

A busca por fontes sobre Nicolau de Rezende, o náufrago que descobriu o Delta do Parnaíba

Por: Enéas Barros Creio que todos já ouvimos falar de Nicolau de Rezende, o português que naufragou na costa do Piauí e descobriu o delta do rio Parnaíba, chamado por ele de rio Grande. No entanto, tenho tido pouca sorte em encontrar fontes que me levem à história de Nicolau, excetuando-se o “Tratado Descritivo do…

Um breve passeio pela Esplanada da Estação Ferroviária da Parnahyba

Em um breve passeio pela Esplanada da Estação Ferroviária, no centro da cidade de Parnaíba, é possível fazer uma viajem no tempo, encontrando máquinas, prédios e os trilhos que nos remetem a um período importante, que teima em continuar fazendo parte da memória da cidade. Por estar incorporada ao nosso cotidiano, na grande maioria das…