O futebol de salão do Grêmio Recreativo Piracuruquense no início da década de 1980

Dando continuidade à série “Memórias do Futebol Piracuruquense”, agora falarei de Futebol de Salão e lembrarei da primeira metade dos anos 1980, quando o futebol de Piracuruca estava em um período de muita euforia. Se por um lado, no futebol de campo, a Seleção de Piracuruca empolgava, e atraia grande público para os jogos do…

O trem de brinquedo do menino que comia barro

O menino voltou pra dentro de casa e foi direto até a cozinha onde estava a mãe remexendo umas vasilhas indo depois lavar na cacimba. O apito do trem ainda se escutava longe ganhando a linha no rumo da Parnaíba. Chegou perto de dona Raimunda e foi se metendo, se enroscando feito uma cobra entre…

O dia em que tomei café com o Rei do Baião, na pensão da Dona Areolina na Piracuruca

Conto, cujo enredo mescla realidade e ficção. É baseado na narrativa do Sr. Raimundo Sobrinho com a colaboração de outras pessoas, devido isso, pode haver inconsistência de datas, períodos e atores. O objetivo maior foi destacar o epísódio histórico (da passagem de Luiz Gonzaga), que de fato ocorreu e ressaltar alguns aspectos e personagens da…

O grande goleiro Tó, aqui ao lado de Garrincha, marcou época pela sua agilidade e impulsão

Tó: …depois desse jogo do Garrincha, eu recebi um convite para voltar a Parnaíba, o Pedro Alelaf veio aqui me buscar pra jogar no Parnahyba Sport Club e eu passei uma temporada lá. Vim embora sem me profissionalizar, depois fui embora para Brasília, lá ainda tentei jogar, mas parei. Continuando a nossa série sobre memórias…

Elementos usados na composição e fabricação da tinta usada na pintura rupestre

O Piauí possui um dos maiores acervos de arte rupestre das Américas (1,2). Somente na região da Serra da Capivara foram catalogados mais de 1.300 sítios arqueológicos com pinturas rupestres. A Serra da Capivara é considerada patrimônio cultural da humanidade, pela Organização das Nações Unidas (ONU) (3). As pinturas rupestres estão espalhadas por todo o…

A linha de sangue: A epopéia da construção da Estrada de Ferro Central do Piauí

Sebastião e Simplício vieram da parte de cima avisar que o doutor engenheiro Miguel Furtado Bacellar estava chegando ao acampamento e eles tinham que esconder as garrafas de aguardente que estavam dentro dos matulões. Se ele pegasse os homens bebendo e se embriagando no acampamento, decerto que seriam mandados embora e até presos. Os outros…

O Fantástico Carneirinho Do Bosque Da Guarita Em Bom Princípio Do Piauí

O município de Bom Princípio do Piauí se localiza no norte do Estado.  Como grande parte dos nossos municípios, seus sertões são repletos de mistério, lendas e curiosidades, além de sítios arqueológicos. Ali se destaca o onipresente do folclore nordestino, o Fogo Corredor ou Carneirinho de Ouro. O Carneiro de Ouro é uma tradição rural…

O glorioso escrete do Esplanada Futebol Clube

Iniciamos aqui uma série de matérias resgatando a memória do futebol piracuruquense, serão grandes equipes, jogos, resenhas, episódios e atletas que marcaram a rica história futebolística de Piracuruca. Começo a contar essa história com um grande elenco, base da seleção de Piracuruca na década de 1970, me refiro ao Esplanada Futebol Clube. Em pé: Pato…

O vigilante que viu “ETs” e um “Disco Voador” na Praça da Matriz em Castelo do Piauí

Quando vi o ‘aparelho’ (entenda óvni) bem próximo do chão e dele sair dois seres de aparência estranha, fiquei com medo e sem saber o que eu fazia. Deu vontade de correr, mais não tive coragem, me lembrei das histórias que ouvia  quando eu era criança, dos aparelhos e dos seres que vinham tirar o…

A Igreja da Graça da Parnahiba – 250 Anos (1770 – 2020)

Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça na década de 1940. Parnaíba – PI. Depois de meio século com a proteção de Nossa Senhora de Monserrathe (1708 – 1758), o arraial da Parnahiba se preparava para a instalação da vila de São João da Parnahiba, ato do primeiro governador da capitania do Piauhy, João…