A Banda Municipal Simplício Dias de Parnaíba-PI

Findava o século XVIII, quando no Porto Salgado da Vila de São João da Parnahiba, Simplício Dias da Silva embarcava em navio próprio rumo ao Velho Continente, a Europa. Inscrito na faculdade de Leis da Universidade de Coimbra, Portugal, ambicionava um diploma de curso superior. Herdeiro da colossal fortuna do negociante português Domingos Dias da…

A Arena do Rei na Pedra do Castelo em Castelo do Piauí

É hora de voltar a um passado distante e imaginar como seria a vida cerca de mil anos atrás. Na Europa o período dos castelos começou durante a Idade Média, época do feudalismo. Aprendemos que esse foi um sistema em que a nobreza possuía um pedaço de terra cedida pelo rei e que tinha os…

Ata da benção e lançamento da pedra fundamental da Igreja de São Francisco no Bairro Esplanada em Piracuruca

Em terreno doado pelo Sr. Mário de Morais Resende, fora construída no Bairro Esplanada em Piracuruca, a Igreja de São Francisco, essa que tempos depois se tornou uma paróquia. A seguir o texto da Ata da benção da pedra fundamental da Igreja de São Francisco, datado de 1955. Ao primeiro dia do mês de novembro…

As pinturas rupestres do sítio melancias em Piracuruca apresentam um formato incomum de arte pré histórica

O Sítio Arqueologico Melancias fica localizado em área privada, nas proximidades da PI que liga Piracuruca ao Parque Nacional de Sete Cidades, em uma região onde ocorrem uma grande quantidade de sítios arqueológicos com arte rupestre. Trata-se de um grande bloco arenítico com diversos pontos de pinturas, entre elas, duas formas que lembram borboletas além…

Hermínio Conde, um notável piracuruquense

Na Piracuruca do início do século passado nasceu Hermínio de Morais Brito Conde, precisamente no dia 18 Março 1905, filho de Hermínio dos Santos Conde (23/07/1879 – 19/08/1906) e Azulina de Moraes Brito (03/08/1882 – 06/08/1938). Hermínio pai, era natural de Passo do Camaragibe – Alagoas, após estudar no Rio de Janeiro, veio para o…

A origem da Igreja de Santo Antonio em Piracuruca

A origem da história da Igreja de Santo Antonio em Piracuruca, iniciou-se a partir da devoção de uma humilde senhora que residia no bairro Guarani. Mesmo de idade avançada, impulsionada pela fé, festejava anualmente o trezenário do santo protetor. REGISTRO DA IGREJA DE SANTO ANTONIO, FEITO DA TORRE DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO…

Curiosidades da Antiga Vila de Marvão: Família Mineiro

O primeiro Mineiro que se tem notícias que chegou por essas bandas, veio de Ouro Preto, Minas Gerais, foi o Alferes, Manoel Balbino Mineiro, militar da Guarda Nacional que ocupava o posto de alferes vindo ao Nordeste do Brasil primeiramente ao vizinho estado do Ceará e posteriormente ao Piauí se fixando na então Vila de…

A grande jornada até Brasília em busca de recursos para Piracuruca

O ano era 1985, a convite do então Deputado Federal Heráclito Fortes, uma comitiva de Piracuruca formada pelo prefeito Gonçalo Magalhães, o vereador Antônio Terto e o contador da prefeitura Sr. Manoel, seguiram em um automóvel Belina para Brasília, numa jornada de uma semana, lá tiveram vários encontros em busca de recursos para a cidade….

Histórias de Caçador em Castelo do Piauí: O encontro inesperado com o Caipora

Em uma certa noite, dessas onde se houve os sons da natureza, o caçador Raimundo Moraes dos Santos, conhecido na cidade de Castelo do Piauí como Raimundo Soldador, estava sozinho em uma “Espera” na Baixa do Urubu, ali nas redondezas da antiga fazenda Dantas. Já era madrugada e junto dela veio uma forte cruviana. Raimundo…

NO PRINCIPIO ERA O BOI: Análise da economia em solo piauiense e piracuruquense

O homem, além de um ser político e social é um ser econômico, e dentre tais predicados, pode ousar-se afirmar que o último possivelmente prevalecerá sobre os dois primeiros. Por razões econômicas o homem realizou as mais variadas façanhas e, assim, analisá-lo neste viés pode contemplá-lo na sua forma mais intensa e determinante. Surgida paralelamente…