Caminhos da Ibiapaba: Uma expedição pela antiga rota dos comboieiros, a bordo de em um Jeep Willys 1969

A expedição “Caminhos da Ibiapaba – na Rota dos Comboieiros” ocorreu em fevereiro de 2024, foi um retorno às origens das antigas rotas comerciais que saiam em comboio a partir da Serra da Ibiapaba. A rota escolhida para esta empreitada de três dias, foi a antiga trilha que liga os Parques Nacionais de Sete Cidades…

O comboieiro Zé da Luz foi cruelmente morto por engano em 1868, virou mártir e hoje é considerado um “santo” na Ibiapaba

No sertão nordestino, mais especificamente em nossa região, são diversos os casos de pessoas antes anônimas, que se transformaram em mártires após serem vítimas de cruéis e tortuosos assassinatos. Como exemplos, posso citar João Cartomante em Cocal – Piauí e Maria Rosa em Piracuruca, também no Piauí. Em tempo: no final desta matéria tem os…

Ensaio de cordel: sou comboieiro da Ibiapaba

Vou pegar o meu comboio e partir, mais uma vez vou até o Maranhão, dezesseis dias rasgando o sertão, descendo a Ibiapaba rumo ao Piauí. Tou levando da cachaça ao alimento, tecido, fumo de corda e café de caroço, rapadura, chinelo e até meu almoço, tudo isso inriba de seis jumento. Comboiando pela beira do…

A Rua da Goela em Piracuruca, ainda tem jeito de sobreviver como um patrimônio histórico?

Resposta: sim! E não é por falta de ideias. No Brasil, ainda existem várias cidades que mantém o seu casario parcialmente preservado, como exemplos, as cidades de: Ouro Preto e São João Del Rei em Minas Gerais, Petrópolis e Paraty no Rio de Janeiro. No Nordestes posso citar: Olinda em Pernambuco, Penedo em Alagoas, Rio…

Santo Antônio da Pindoba, um importante distrito em área de litígio entre o PI e o CE que fica na antiga rota dos comboieiros

Realizei juntamente com Osiel Monteiro (Curiólogo das Sete Cidades) a Expedição Caminhos da Ibiapaba – Na Rota dos Comboieiros. Partimos do Parque Nacional de Sete Cidades no Piauí e cerca de 140 km depois, chegamos ao Parque Nacional de Ubajara no Ceará. Terminamos a missão no dia 28 de abril de 2024, todo o material…

Expedição preparatória para a 2ª etapa da Rota do Homem Americano no Piauí – ROTHAM

Nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2024, a convite de Joca Vidal – Superintendente de Turismo de Parnaíba, fui integrado ao grupo que participou do mapeamento preparatório para a 2ª etapa da Expedição Rota do Home Americano (ROTHAM). Esta etapa compreende o trecho entre os municípios de Piripiri a Cajueiro Praia, no…

A riqueza arqueológica da Zona Intangível (ZI) do Parna Sete Cidades

Matéria originalmente veiculada na Revista Ateneu nº 4 – 2022 Uma parte dos 6.221,48 hectares que compreende à área total do Parque Nacional de Sete Cidades do Piauí é definida no plano de manejo da unidade como Zona Intangível (ZI). Em (1), é conceituada, conforme abaixo, a área da ZI de uma unidade de conservação:…

Aventura, cultura e ancestralidade na trilha das marisqueiras em Ilha Grande do Piauí

Uma experiência extraordinária foi vivenciada hoje, 10 de março de 2024, por alguns membros do Grupo Trilhas PHB. Desta vez, o palco foi a região do entorno no Porto dos Tatus, no município litorâneo de Ilha Grande do Piauí. Tivemos a oportunidade de acompanhar um grupo de Senhoras, conhecidas como marisqueiras, na sua lida de…

A exposição fotográfica “PiauiAndo – Belezas Naturais do Piauí” já foi vista por mais de 1600 estudantes

Depois do IFPI Campus Parnaíba e da UFDPar, a exposição fotográfica “PiauiAndo – Belezas Naturais do Piauí”, está agora sendo apresentada nas escolas da cidade de Piracuruca. A exposição conta com 40 painéis, registros principalmente de animais, paisagens e arte rupestre. A exposição visa exaltar as belezas naturais do Piauí, até o momento mais de 1600…