Pintura rupestre no Sítio Baixa da Teresa apresenta traços que lembram um rosto

O sítio arqueológico Baixa da Teresa fica localizado em área particular, bem próximo à parte urbana de Piracuruca, há cerca de 1,2 km da barragem do Riacho Provesor. BARRAGEM DO RIACHO PROVESOR O sítio apresenta várias pituras rupestres, algumas delas se mostram descaracterizadas, no entando, outras, por se localizarem nas partes mais altas da rocha…

A curiosa sinalização de trânsito no interior de Piracuruca

No povoado Piçarra, margem do Rio Piracuruca, perto da divisa entre as cidades de Brasileira e Piracuruca, temos essas curiosas sinalizações de trânsito rural. Aqui tem um aviso de uma “LOBADA” a 50″W” prevenindo o viajante de uma Lombada a 50 metros. Em outra para garantir a parada do motorista, tem uma Lombada e um…

A lenda dos corpos secos do Exú em Batalha-PI

O município de Batalha, fica no norte do Piauí, cerca de 156 km da capital Teresina, em uma região repleta de belezas naturais e lendas, aqui falaremos sobre a lenda dos Corpos Secos do Exú, fiz uma visita à localidade Olho D’água do Exú, ainda na área urbana da cidade e colhi relatos de moradores…

A lenda da Iná no Açude Caldeirão em Piripiri-Piauí

A história começa com o casal de ribeirinhos Seu Inácio e Dona Maria. Os dois moravam harmoniosamente em uma singela propriedade às margens do riacho Caldeirão em tempos anteriores à construção do açude. Viviam da lavoura e da pesca artesanal. Eram felizes, mas faltava algo para preencher suas vidas.Faltava vingar o filho desejado. Após sucessivas…

Seriam animais da Megafauna em Castelo do Piauí?

O termo Megafauna é usado para designar os animais gigantes que conviveram com a espécie humana e que teriam desaparecido em uma extinção no período Quaternário da era Cenozoica. No Brasil a megafauna era formada por muitos animais de grandes proporções dentre eles: os mamutes, as preguiças-gigante, as antas, tatus-gigantes, as antas, os tigres-dentes-de-sabres e…

A Banda Municipal Simplício Dias de Parnaíba-PI

Findava o século XVIII, quando no Porto Salgado da Vila de São João da Parnahiba, Simplício Dias da Silva embarcava em navio próprio rumo ao Velho Continente, a Europa. Inscrito na faculdade de Leis da Universidade de Coimbra, Portugal, ambicionava um diploma de curso superior. Herdeiro da colossal fortuna do negociante português Domingos Dias da…

A Arena do Rei na Pedra do Castelo em Castelo do Piauí

É hora de voltar a um passado distante e imaginar como seria a vida cerca de mil anos atrás. Na Europa o período dos castelos começou durante a Idade Média, época do feudalismo. Aprendemos que esse foi um sistema em que a nobreza possuía um pedaço de terra cedida pelo rei e que tinha os…

Ata da benção e lançamento da pedra fundamental da Igreja de São Francisco no Bairro Esplanada em Piracuruca

Em terreno doado pelo Sr. Mário de Morais Resende, fora construída no Bairro Esplanada em Piracuruca, a Igreja de São Francisco, essa que tempos depois se tornou uma paróquia. A seguir o texto da Ata da benção da pedra fundamental da Igreja de São Francisco, datado de 1955. Ao primeiro dia do mês de novembro…

As pinturas rupestres do sítio melancias em Piracuruca apresentam um formato incomum de arte pré histórica

O Sítio Arqueologico Melancias fica localizado em área privada, nas proximidades da PI que liga Piracuruca ao Parque Nacional de Sete Cidades, em uma região onde ocorrem uma grande quantidade de sítios arqueológicos com arte rupestre. Trata-se de um grande bloco arenítico com diversos pontos de pinturas, entre elas, duas formas que lembram borboletas além…

Hermínio Conde, um notável piracuruquense

Na Piracuruca do início do século passado nasceu Hermínio de Morais Brito Conde, precisamente no dia 18 Março 1905, filho de Hermínio dos Santos Conde (23/07/1879 – 19/08/1906) e Azulina de Moraes Brito (03/08/1882 – 06/08/1938). Hermínio pai, era natural de Passo do Camaragibe – Alagoas, após estudar no Rio de Janeiro, veio para o…