Conheça a Pedra do Letreiro na cidade de Buriti dos Lopes – PI, com as suas várias pinturas rupestres

A cidade de Buriti dos Lopes fica no norte do Estado Piauí, é passagem obrigatória de quem trafega pela BR 343 com destino ao litoral do Piauí. É conhecida com a “terra do arroz” devido ser uma das cidades que mais produzem arroz do Piauí. A produtividade agrícola da cidade se dá em virtude, principalmente,…

A velha guerra piracurucal contra a sua história, o turismo e a cultura

Antes de começarem a leitura, se a entenderem como uma crítica, saibam que é mesmo, não a ninguém em específico, nem a governos específicos. Trata-se de uma crítica a todos nós cidadãos, sem exceção. Também não se trata de um recorte temporal, creio que o que está escrito abaixo, no geral, se aplica a qualquer…

João Fortes de Sá Menezes e o desuso do sobrenome “Sá Menezes” em Piracuruca

No centro da foto acima, rodeado por familiares, está o casal Domingos Fortes de Sá Menezes (1875-1970) com a sua esposa Lina Fortes Castello Branco (1877-1971). Domingos era filho de João Fortes de Sá Meneses e Quitéria Rita de Jesus (1) Foto colorizada digitalmente por F Gerson Meneses. No cemitério do povoado Jacareí de Baixo…

Uma expedição até o sertão piauiense para conhecer a Capadócia Nordestina

Uma viagem de cerca de 700 km a partir de Parnaíba, com direito a uma escala em Oeiras para o pernoite, como destino final um lugar onde se encontram umas das maiores belezas naturais do Piauí. Essa façanha que envolveu deslocamentos de carro, bike e trekking, foi encarada por 4 aventureiros de Parnaíba-PI entre os…

Neném Calixto: um grande guardião da cultura, da literatura e da história de Buriti dos Lopes -PI

Neném Calixto declamando poesia para os visitantes. Uma casa no centro da cidade de Buriti dos Lopes, norte do Piauí, guarda um grande acervo da literatura, da cultura e da história de Buriti dos Lopes e região. Lá é residência do Sr. Francisco Carvalho Nunes, conhecido como Neném Calixto. Neném Calixto é poeta, genealogista, escritor…

No sítio arqueológico do rio Pirangi, uma participação na gravação do documentário “Piauí: a América antiga”

Participei na manhã de hoje (26/01/2023) no sítio arqueológico do rio Pirangi, da gravação do documentário “Piauí: a América antiga”. O documentário que está sendo produzido pela Guabes Produções, de Teresina, será composto por 5 episódios e a previsão é que faça a sua estreia no mês de abril desse ano de 2023, será disponibilizado…

Povoado Deserto: um patrimônio histórico, cultural, econômico e social de Piracuruca – 1ª Edição

O artigo a seguir é parte de um amplo estudo que visa rememorar o ano de 1923, com três acontecimentos de grande importância para a cidade de Piracuruca, que são: As inaugurações das Estações de Trem do Povoado Deserto e de Piracuruca e a morte do Senador Gervásio de Brito Passos. Neste ano que marca…

Expedição mostra as pinturas rupestres na margem do Riacho Janipapeiro, próximo á localidade Tibalde em Piracuruca-PI

A localidade Tibalde é bastante conhecida em Piracuruca e passagem obrigatória para quem trafega pela BR 343 no trecho entre Piracuruca e o litoral Piauiense. O marco é um vistoso e histórico casarão que salta aos olhos de quem passa, fica bem na margem esquerda da rodovia (sentido Piracuruca -> Litoral), a cerca de 10…

Uma remada pelas águas cristalinas do Rio Magu no município de Água Doce – Maranhão

O rio Magu se estende por cerca de 133 km, passando pelos municípios maranhenses de Santana, Água Doce e Araioses até desembocar no rio Santa Rosa, ainda no Maranhão. O rio Santa Rosa deságua no rio Parnaíba. O rio Parnaíba é o formador do Delta do Parnaíba e serve de divisa entre os estados do…