A verdadeira identidade de João Cartomante, o beato de Cocal – Piauí

No mês que completou 64 anos do assassinato de João Cartomante, ocorrido no dia 03 de setembro de 1956, na cidade de Cocal, estado do Piauí, um grande segredo veio à tona: A verdadeira identidade do “Santo Cocalense”. Após a divulgação de um artigo publicado no Portal Piracuruca, no dia 09/08/2020 com o título: João…

Virgulino Cambito o libertador do Nordeste – Parte 1

Uma mistura de ficção e realidade, coisas retiradas não sei de onde…ou será que sei?… não sei! Vicente Antônio do Santo Maciel nasceu em 13 de março de 1970 na pequena cidade de Litigiópolis, um lugar isolado em um platô da Serra da Ibiapaba na margem do Rio Arabê, entre os Estados do Piauí e…

Gogó de Sola o seresteiro da Parnaíba

Pouco mais uns minutos das oito da manhã e Raimundo Isidoro Castro, o Gogó de Sola, vindo dos Tucuns, já estava na porta do Hotel Carneiro esperando que um hóspede que ele sabia ter vindo do Rio de Janeiro, saísse do quarto pra que naquela conversa demorada e com a voz grossa que lhe deu…

A Nova Holanda e os tapuias – infernal aliança

Fora dos tratados que dividiram o Novo Mundo, países como França e Holanda tentaram por vezes ter a sua colônia na América. Foi assim que em 1630, os neerlandeses invadiram Pernambuco e instalaram a Nova Holanda, comandados pela Companhia das Índias Ocidentais. Com a invasão, Olinda, a então rica capital de Pernambuco, foi incendiada, e…

O desalendo dos estivadores Saracura, Ribinha e Beija Flor, após o fechamento do escritório da Booth Line na Parnaíba de 1947

Tião Saracura, Ribinha e Beija Flor estavam ali de cócoras naquela manhã de janeiro em cima dos alicerces de uma construção e olhando pra o escritório da Booth Line na rua Grande, sem ter ninguém que pudesse dizer o que havia ocorrido pra empresa estar fechada a uma hora daquelas. Mas veio de lá da…

Igreja Cristã Evangélica é desde 1954 um patrimônio de Piracuruca, fruto da obra missionária dos irlandeses Wesley e Winnie Gould

Fica aqui a homenagem e reverência a esses grandes missionários, que no verdadeiro sentido da palavra, souberam com muita fé e perseverança transpôr todos os obstáculos impostos pela sociedade religiosa da época. Deixaram o seu legado, cumprindo com maestria a missão de divulgar o evangelho de Deus. Uma cidade de extrema tradição católica, principalmente por…

Os eventos organizados pelo Grêmio movimentavam a Piracuruca no início dos anos 1980

As corridas de bicicletas atraiam um grande número de expectadores e tinham no atleta Bebé do Juvenal um dos grandes vencedores. As ações promovidas pelo Grêmio Recreativo Piracuruquense no início dos anos 1980 iam além da sua sede social e duravam alguns dias. Famoso em toda a região pelos bailes carnavalescos, festa da carnaúba e…

Pádua Marques vai lançar livro sobre a Parnaíba no início do século XIX

Ainda sem data fechada para lançamento, o livro Vinte Contos para Simplício Dias, de autoria do jornalista, romancista, contista e cronista Pádua Marques, tem como tema a vila de Parnaíba nos trinta primeiros anos do século XIX. É um livro que está sendo esperado desde quando saíram as primeiras publicações nas redes sociais em 2019….

Eleição de 1982 em Piracuruca: Gatos contra Ratos, entre trombetas, aviões, balão e um Cara de Tatu

No quase longínquo ano de 1982, bem perto do fim do regime militar no Brasil que encerrou-se três anos depois, Piracuruca passou por uma eleição emblemática, pelo menos para alguém que na época era um garoto de 10 anos e que adorava a política, tal como um jogo de bola no campo do Anísio Brito,…