Idealizada no ano de 2018 por Claucio Ciarlini, que é escritor e também editor do jornal O Piaguí, a Coleção Entre Gerações (Contos, Poemas e Crônicas) teve a missão de estimular a interação entre escritores de várias gerações de Parnaíba e região. Claucio então fez o convite para que o amigo José Luiz de Carvalho (escritor e editor do jornal Correio do Norte) fosse seu parceiro na organização da obra. Também convidou o amigo e sócio no Piaguí Fábio Bezerra para atuar na diagramação e arte dos livros.
A primeira obra da coleção, Contos entre Gerações, é de 2019 e contou com a participação de 30 contistas. Foi lançada no dia 05 de outubro daquele ano, no auditório da UFDPAR:
E o último, deste ano (2021), Crônicas entre Gerações, teve a participação de 40 contistas e Ciarlini optou por realizar não só o lançamento do último, mas de todos os três. O resultado foi o grande evento ocorrido ontem (dia 12 de dezembro) no Espaço de Eventos D´ Granja, que contou com a presença de 31 dos 78 autores (*) que atuaram em algum ou alguns dos livros da Coleção.
O evento teve início com o espetáculo promovido pelos autores, com apresentações teatrais, musicais, recitações de poemas e breves falas.
Na sequência, Fábio Bezerra, José Luiz de Carvalho e Claucio Ciarlini discursaram sobre a coleção, ao mesmo tempo em que agradeceram a todos os autores da obra e ao público presente.
Por fim, e antes do Coquetel, Ciarlini fez a leitura de dos nomes dos 78 escritores, que foram aplaudidos e os 31 que estavam presentes se reuniram para uma foto histórica.
A Coleção Entre Gerações contou com participantes de idades entre 20 e 80 anos. Desde nomes reconhecidos na literatura do estado, até jovens que estão nos primeiros anos de escrita, mas já de grande talento. Membros da Academia Parnaibana de Letras (e de outras academias), colaboradores dos impressos O Piaguí, Correio do Norte, Norte do Piauí e de plataformas virtuais, como por exemplo, a do Sesc, a Plataforma Escrever sem Fronteiras. Escritores que, unidos, construíram as páginas que, até onde se tem notícia, não existe, ao menos em termos de Piauí, uma série de coletâneas literárias que tenha trabalhado esses três gêneros em sequência, e principalmente, com o objetivo de promover o Diálogo entre Gerações. Por essa junção de fatores, já se torna uma publicação que entra para a história da literatura em Parnaíba. No que comenta Ciarlini:
“O objetivo de unir as gerações literárias fazendo-as conversar entre si, se conhecerem, se admirarem, se aplaudirem, aconteceu e com sucesso! Obviamente que em grupos tão diversificados (e diferente é o ser humano), tivemos aqueles que conversavam mais, outros menos, alguns atritos ou estranhamentos, comuns de qualquer grupo. Porém prevaleceu a educação, a gentileza… Até mesmo vimos o nascer de grandes amizades, além de parcerias em textos e projetos… E o mais lindo de tudo: entre membros de idades distantes. No que de repente algum crítico pode vir questionar… Todos se tornaram amigos? Infelizmente não. Mas todos se tornaram unidos, no momento em que tiveram que trabalhar juntos em prol destas obras que ficarão como parte do legado de suas carreiras”.
Nas palavras do escritor Jailson Junior:
“Ontem foi um daqueles dias mágicos que não se apagam da memória. Como eu disse anteriormente, a coleção chegou o fim, mas não o legado. O legado é perene, não se paga. Parabéns a nós, aos 78 autores que compõem essa linda coleção, sigamos firmes em fazer uma literatura piauiense cada vez maior.”
E no que comentou o escritor Marcello Silva:
“Venho hoje aqui falar de eternidade.
A arte literária, assim como as demais manifestações de arte, tem a missão de eternizar instantes. Não a eternidade que endeusa o ego de um ser ou de uma coletividade, mas a eternidade de uma ideia ou causa. A ideia é literária e a causa é a literatura. Hoje a eternidade está escrita aqui e agora. Daqui há cem anos perguntarão: o que houve no dia 12 de dezembro de 2021 no D’ Granja? O que é a trilogia “Entre Gerações”? As respostas estarão escritas nas paredes da história. Rascunhada no corpo do tempo. Então senhoras, senhoritas e senhores autores e amantes da arte literária, bem vindo a eternidade.”
(*) Segue a Lista dos 78 participantes da Coleção Entre Gerações: 01 – Aírton Porto 02 – Alberto Furtado 03 – Alcenor Candeira Filho 04 – Alexandre César 05 – Altevir Esteves 06 – Amparo Carvalho 07 - Ana Ferreira 08 – Ana Flávia Valois 09 – Anailton Fontenele 10 – Antônio Gallas 11 – Antônio J. Sales 12 – Artur de Paiva 13 – Benedito Lima 14 - Bruno Costa 15 - Carlos Henriques Araújo 16 – Carlos Pontes 17 - Carvalho Filho 18 –Claucio Ciarlini (Idealizador e Organizador) 19 – Daltro Paiva 20 – Daniel Glaydson 21 - Daniel S. Braga 22 – Dante Ponte de Brito 23 – Diego Mendes Sousa 24 - Dilson Lages Monteiro 25 - Edna Santos 26 - Ednólia Fontenele 27 – Eduardo Moraes 28 - Elmar Carvalho 29 - F Gerson Meneses 30 – Fábio Bezerra (Diagramador e arte finalista) 31 - Fernando Ferraz 32 - Fram Rocha 33 - Francisco Dourado 34 – George da Silva 35 - Herbet Micael 36 - Israel Galeno Machado 37 – Jailson Júnior 38 – Jaqueline Bezerra 39 - Jeferson Portugal 40 - João Paulo Santos 41 – José Luiz de Carvalho (Organizador) 42 - José Marcelo Costa 43 – Jota Cunha 44 – Josiel Barros 45 - Joyce Cleide Araujo 46 - Karoline de Carvalho 47 – Kenard Kruel 48 - Leonardo da Silva 49 - Lívia Marceli 50 - Lívia Pessoa 51 – Luana Silva 52- Marcello Silva 53 - Marciano Gualberto 54 - Maria Christina de Moraes Souza 55 - Maria Dilma Ponte de Brito 56 – Maria do Rosário Pessoa 57 - Mário Pires Santana (In Memoriam) 58 – Morgana Sales 59 – Narcisa Alfonso 60 – Pádua Marques (Prefaciador de Contos Entre Gerações) 61 – Paulo Costa 62 - Paulo Couto 63 - Rafael Galeno Machado 64 – Renato Bacellar 65 - Renato Lopes 66 – Roberto Cajubá (Prefaciador de Poemas Entre Gerações) 67 –Rodrigo Ciarlini 68 - Rosal Benvindo 69 - Socorro Brasiliense 70 - Socorro Matos 71 - Sousa Filho 72 - Tarciso Gonçalves 71 - Thaís Fontenele 72 - Tiago Fontenele 73 - Wallison Sudaro 74 - Wilton Porto 75 - Yeda Machado Souza 76 - Zilmar Junior Matéria: O Piaguí