O Almanaque da Parnaíba é um dos periódicos mais representativos e tradicionais do Piauí. Com a sua primeira edição lançada em 1924, esse marco da literatura piauiense está prestes a completar 100 anos de vida. Atualmente o almanaque foi incorporado e é administrado pela Academia Parnaibana de Letras – APAL.
A edição desse ano, homenageia o escritor parnaibano Assis Brasil e foi lançada em solenidade ocorrida na noite do dia 27 de maio de 2022 no SENAC (BR 343) em Parnaíba. O evento contou com um grande público entre acadêmicos da APAL, intelectuais, professores, escritores, familiares e os vencedores do concurso literário, que classificou 18 obras literárias entre poemas, contos, crônicas e artigos. Os vencedores receberam um diploma de mérito literário e tiveram os seus textos publicados no almanaque.
Entre os vencedores do concurso literário, está o artigo: “Serra do Morcego em Caxingó-PI: A fabulosa serra encantada com suas lendas e um grandioso acervo de arte rupestre”, do escritor e professor de informática do IFPI Campus Parnaíba, Francisco Gerson A. de Meneses.
Pelo segundo ano seguido, o Professor Francisco Gerson A. de Meneses publica as suas obras no Almanaque da Parnaíba, ano passado, seguindo a mesma temática da Serra do Morcego, o professor publicou o cordel: “Cordelizando a Serra do Morcego e o seu fantástico Arco do Covão”.
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.