Durante uma trilha no Quintal do Curiólogo, próximo ao Parque Nacional de Sete Cidades – Norte do Piauí, é possível encontrar uma curiosa planta, conhecida pelo nome de Drosera sessilifolia. De acordo com (1):
“É uma espécie de planta carnívora do gênero Drosera que é nativa do Brasil, Guiana, e Venezuela e cresce em solos arenosos ou de cascalho com infiltrações sazonais onde uma fina película de água se acumula. Ela produz uma roseta de folhas carnívoras em forma de cunha, que são geralmente amareladas mas se tornam mais vermelhas com a idade. Inflorescências produzem flores de cor rosa a lilás”.
Recentemente essa pequenina planta, que mede menos de 5cm de diâmetro, foi notícia em matéria do Jornal Meio Norte (Teresina-PI), edição de Sábado e Domingo, 29 e 30 de maio de 2021.
A matéria discorre sobre o ensaio do fotojornalista piauiense Moisés Saba Said, que esperou 15 anos para ter as condições necessárias para fazer os registros da planta. De acordo com a matéria:
“Os registros feitos por Moisés fazem parte de um projeto desenvolvido por ele junto ao Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC). O projeto busca mostrar os extremos climáticos da região, para isso, Moisés registra imagens que caracterizem as estações do inverno e do verão. No caso das Drosera sessilifolia, elas aparecem no inverno, porque são de brejos, zonas alagadas”.
A referida matéria do Jornal Meio Norte, traz o parecer de Paulo Gonella, doutor em botânica, professor da Universidade Federal de São João del-Rei, que fala inclusive sobre a possibilidade do cultivo da planta. Segundo ele:
“As plantas carnívoras habitam regiões de solos pobres de nutrientes. Por habitarem em locais quase sem nitrogênio e fósforo, elas complementam a carência nutricional capturando pequenos animais (moscas, formigas e outros), geralmente insetos. Essas espécies produzem enzimas digestivas que quebram as moléculas desses organismos e absorvem o que precisam”.
O projeto de Moisés, além do Parque Nacional de Sete Cidades, abrange também o litoral piauiense, a fase de prospecção de imagens começou em janeiro e irá até novembro de 2021, sendo apresentado em dezembro através de exposição fotográfica no Museu do Piauí em Teresina, Museu do Mar no Porto das Barcas em Parnaíba, Parque de Sete Cidades e também será feita uma exposição itinerante em Piripiri e Piracuruca, por exemplo. Segundo Moisés:
“No litoral do Piauí eu quero mostrar essa dualidade entre uma maré e outra, que muda completamente a paisagem e no Parque de Sete Cidades a dualidade apresentada é entre o inverno e o verão e as plantas carnívoras são um exemplo disso, pois só aparecem em períodos de chuvas, na nossa época do inverno”.
Referências:
1 – https://cpn.carnivorousplants.org/articles/CPNv25n1p26_29.pdf