O cemitério de navios do Rio Portinho em Luis Correia – Piauí

O KayakPHB é um grupo de aventureiros e amantes da natureza que se reúnem constantemente para realizar passeios de caiaque na região do litoral piauiense. Os roteiros dependem das tábuas de maré e vão desde o Rio Timonha no município de Cajueiro da Praia na fronteira com o Ceará (onde é possível avistar o peixe-boi-marinho), passando pela Barra Grande no estuário do cavalo-marinho, Lagoa do Portinho, Rio Igaraçu, até o pontal no Delta do Parnaíba no município de Ilha Grande do Piauí na fronteira com o Maranhão. Os cenários são os mais diversos dada à exuberante e diversificada fauna e flora do litoral piauiense.

Abaixo dessa matéria tem alguns links para vídeos e notas sobre os passeios do kayakPHB.

AVENTUREIROS DO KAYAKPHB NO RIO PORTINHO

Um desses roteiros é chamado de Luis Correia 1, esse passeio começa no Gilvan Pescados que é um estaleiro localizado no porto de pesca de Luis Correia, próximo à foz do Rio Igaraçú, segue pelo Rio Portinho, passando por debaixo da ponte da extinta linha férrea e da ponte da BR 343 na entrada da cidade de Luis Correia-PI, completando uma distância de aproximadamente 5,4 km.

ESTALEIRO GILVAN PESCADOS, LOCAL DA SAÍDA DA REMADA


PONTE DA EXTINTA LINHA FÉRREA

PARADA PARA O BANHO


AO FUNDO A USINA EÓLICA NA PEDRA DO SAL

Ao passar pelo Rio Portinho, um detalhe chama a atenção, é um antigo cemitério de navios de pesca encalhados e abandodamos ao tempo, sendo consumidos pela ferrugem. Dado ao elevado porte dessas embarcações presume-se que seriam usados para pesca em alto mar. O que leva a crer é que este é um local de descarte, um antigo cemitério de navios.


ROTEIRO DO PASSEIO


CEMITÉRIO DE NAVIOS DE LUIS CORREIA

Textos e vídeos sobre os passeios do kayakPHB:

Uma visita ecológica ao peixe-boi-marinho no litoral do Piauí