Alguns recortes sobre o avistamentos de OVINs no litoral do Piauí

As aparições de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs), são fenômenos intrigantes, que despertam a curiosidade da maioria das pessoas. É fácil encontrarmos relatos de ocorrências de avistamentos em praticamente todo o mundo.

Estes objetos, quase sempre luminosos, piscantes e de formatos variados, que podem ser arredondados, cilíndricos, esféricos e cones, estão diretamente associados às visitas de seres de outros planetas, os extraterrestres. Comumente são chamados de discos voadores, pois na maioria das aparições, o objeto é arredondado.

Em tempo: aqui no portal temos algumas matérias sobre avistamentos de OVNIs em terras piauienses como: Piracuruca, Castelo do Piauí, Valença e Teresina, cujos links estão no final deste texto.

No Piauí, o pesquisador esperantinense Samuel Carvalho é um entusiasta das pesquisas urológicas, ele mantém um considerável acervo jornalístico sobre o tema e me passou alguns recortes de jornais, dando conta de avistamentos no litoral do Piauí, os quais irei abordar a seguir.

O primeiro é uma nota curta do Jornal O Dia, do dia 22 de maio de 1973. A nota fala da aparição de um disco voador em Luis Correia, inclusive que o objeto chegou a “queimar” um pescador com as suas fortes luzes.

Recorte do Jornal O Dia. Fonte: Acervo Samuel Carvalho.

Outra nota vem do Jornal Tribuna do Litoral, de setembro de 1993. A nota descreve o testemunho do bancário Roberto Carlos Zeidam Silva, que dizia ter avistado OVNIs por duas vezes em um intervalo de 5 minutos,  o fato ocorreu na Praia da Pedra do Sal em Parnaíba.

Neste caso, os fenômenos com luzes coloridas e piscantes, aconteceram por volta das 21h45min, do dia 2 de setembro de 1993. Conforme o relato de Roberto, os objetos eram alongados e em forma de charutos, ficaram sobre as pedras, a uma altura de 50 metros e depois se apagaram repentinamente.

Recorte do Jornal Tribuna do Litoral. Acervo Samuel Carvalho.

Aproveitando o tema deste texto, fiz uma rápida pesquisa na internet buscando outras ocorrências de OVNIs no litoral do Piauí, encontrei uma nota do dia 23 de abril de 2010, no blog do escritor Elmar Carvalho (link abaixo). A nota dá conta do relato do poeta Jorge Carvalho, que fala da aparição de um disco voador pairando sobre o mercado central de Parnaíba a uma grande altura, o episódio teria ocorrido ainda nos anos de 1950 e sido testemunhado por feirantes e outras pessoas que se encontravam ali naquele momento.

Outra nota vem do Jornal da Parnaíba, de 23 de fevereiro de 2013 (link abaixo), relata o avistamento que ocorreu no dia 11 de fevereiro do mesmo ano na Praia de Atalaia em Luis Correia, era uma segunda-feira de carnaval, no momento havia faltado energia e o objeto brilhoso esverdeado chamou a atenção e foi presenciado por muitas pessoas que estavam na praia por volta das 20h, alguns garçons caminharam rumo ao objeto que pairava sobre o mar, no entanto, o objeto partiu em retirada.

Outras matérias do Portal Piauiando sobre OVNIs:

O OVNI de luz avermelhada e a série de avistamentos ocorridos em Piracuruca

Dois avistamentos nos céus de Piracuruca chamam a atenção de populares

A luz misteriosa que “tomou conta” de um ônibus de excursão nas imediações de Piracuruca-PI

O vigilante que viu “ETs” e um “Disco Voador” na Praça da Matriz em Castelo do Piauí

O que podem ser as luzes misteriosas avistadas por castelenses: Seriam óvnis?

Misteriosas “cornetas voadoras” sobrevoaram Teresina

Avalanche ufológica em Teresina em 1969

Valença do Piauí: o aparelho da Serra do Batista

Links citados na matéria:

  • http://poetaelmar.blogspot.com/2022/10/disco-voador-paira-sobre-parnaiba.html
  • https://www.jornaldaparnaiba.com/2013/02/ovni-teria-sido-avistado-nas.html