Em meio a algumas recentes ocorrências de avistamentos ufológicos espalhadas pelo mundo, em Piracuruca, dois episódios foram observados ontem e hoje (16 e 17 de junho de 2020).
O primeiro ocorreu ontem (16 de junho de 2020) próximo ao Parque Nacional de Sete Cidades, quando um casal vinha de moto e na altura do assentamento Alto Bonito, observou uma luz no céu, por volta das 19 h: “não era grande mais o suficiente para observar de longe”. Segundo o observador, essa luz mudava de cor e pairava em direção ao morro do Cochicho. Esse mesmo fenômeno foi observado no centro da cidade, por volta do mesmo horário, quando relatos indicam que a luz passou pela área urbana, com destinho às Sete Cidades.
O outro avistamento ocorreu já na manhã dessa quarta-feira (17 de junho de 2020), no Bairro Baixa da Ema. Nesse caso, foi feito o registro com uma câmera de celular. Por volta das 5 h da manhã, “bem perto do alvorecer do dia, eu ia saindo de casa para trabalhar quando essa luz me chamou atenção no céu”. Diz o segundo observador.
Registro de hoje (17 de junho de 2020), às 5 h da manhã em Piracuruca. Segundo o observador, o objeto chamou a atenção, pois se movimentava (mais rápido do que normalmente se observam em satélites), não piscava e não tinha barulho (o que o diferenciava de um avião).
F Gerson Meneses
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.