Valença do Piauí, município situado na porção centro-norte do Piauí possui em suas vastidões sertanejas imensas riquezas arqueológicas, históricas e naturais, a maioria ainda desconhecidas para os estudiosos.
Um dos mais impressionantes e pitorescos monumentos geológicos do município valenciano é o deslumbrante Arco da Igreja, na região de Buritizal, centro de grandes sítios arqueológicos.
O PORTENTOSO ARCO DA IGREJA.
Ali temos destacado em parte do maciço arenítico, um arco de uns 30 metros de altura por uns 30 metros de largura. Assemelha-se a um enorme portão em arco pleno, talvez de um obscuro castelo medieval, reino encantado de algum potentado nativo…
O inigualável portento da natureza é visível a centenas de metros de distância. De longe nos rendemos ante a magnificência do monumento pétreo, sem dúvida um marco orientador e sagrado para antigas civilizações brasílicas.
Mas é subindo o íngreme aclive do serrote que contemplamos extasiados o Arco da Igreja por baixo, de onde nos sentimos minúsculos ante a sua grandiosidade e o esplendor que sua vista impõe.
NA BASE DO PAREDÃO ROCHOSO, AO PÉ DO ARCO, AO OLHARMOS PARA CIMA ESTA É NOSSA MAGNÍFICA VISÃO.
Ao lado direito do arco natural, na base da rocha, várias cavernas completam o caprichoso quadro erosivo sofrido pelo arenito.
UMA DAS INTRIGANTES CAVERNAS NA BASE DO ARCO DA IGREJA.
O monumento do Arco da Igreja é um dos mais importantes ponto de visitação turística e de estudiosos que procuram se integrar às belas artes da natureza valenciana.
OUTRA IMAGEM DO IMENSO ARCO.