O escritor José Luiz de Carvalho, atual presidente da Academia Parnaibana de Letras, declarou nesta segunda-feira (17) que está organizando para ser montada e com lançamento previsto no próximo ano, a Coletânea de Escritores Buritienses Contemporâneos, entre jovens, antigos e novatos, retomando nos estudantes e no público em geral o gosto pela literatura regional.
Esta obra deve reunir os expoentes da literatura buritiense e se juntar a outro trabalho, a Coletânea de Poetas Buritienses Contemporâneos, lançada há vinte anos reunindo poetas como Nenê Calixto, Geni, Roberto Amorim, Nonato Caraúbas, o maestro João Amaral, a poetisa e professora Chica Belina, Daschagas, e Bernardo Souza, além do próprio José Luiz de Carvalho.
Em 2000 o lançamento se deu no Pirangi Clube, região central de Buriti dos Lopes, com a presença de autoridades, estudantes, convidados, do prefeito Antonio Ribeiro Tavares, que incentivou a obra, e de representantes de academias de letras de Parnaíba e Piracuruca. A capa mostrava um conjunto de formações rochosas e inscrições rupestres encontradas no leito no rio Pirangi.