Sítio localizado a cerca de 8 km do centro de Piracuruca, próximo à margem esquerda do Rio Piracuruca. Fica em um quintal de uma residência rural, próximo a dois outros sítios com pinturas: O Saco do Monte Belo e o São João do Adelino. As pinturas apresentam desgastes, principalmente pelo descascamento do arenito. Visita em janeiro de 2020.
Localização:
Imagens:
Painel com arte rupestre realçado com DsTretch
Painel com arte rupestre realçado com DsTretch
Painel com arte rupestre realçado com DsTretch
Painel com arte rupestre realçado com DsTretch
Painel com arte rupestre realçado com DsTretch
Painel com arte rupestre realçado com DsTretch
Painel com arte rupestre realçado com DsTretch
Painel com arte rupestre realçado com DsTretch
F Gerson Meneses, ao fundo o painel com arte rupestre
Índio Apache, ao lado do painel com arte rupestre
F Gerson Meneses fotografando o painel com arte rupestre (imagem editada e estilizada)
Mais Sítios Arqueológicos
F Gerson Meneses
Francisco Gerson Amorim de Meneses é natural de Piracuruca – PI. Filho de Antonio Francisco de Meneses e de Zilmar de Amorim Meneses, pai de Teresa Evelin e de Antonio Neto.
Ex militar do Exército Brasileiro, atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí.
Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Análise de Sistemas e em Banco de Dados, Bacharel em Ciência da Computação.
Pesquisador de Computação Aplicada, com projetos de pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento, Lógica Fuzzy, Biblioteca Digital, Cloud Computing, Geoprocessamento, Computação Gráfica, Física e Biotecnologia. Destaque para a Computação Visual aplicada na Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos voltados para arte rupestre.
É autor das obras: Um pouco sobre minha terra (2000), Aventura na pedra do índio (2001), Aqui me tens de regresso (2003) e Versos retos de um poeta torto (2018). É editor-chefe e proprietário do periódico Revista Ateneu, além de idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com), que desde 1999 divulga a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
É escritor, poeta, cordelista e contista com participações em algumas coletâneas. Atualmente, assina uma coluna no jornal cultural parnaibano “O Piagui”.