Aventureiros começam o ano em uma expedição ao Cânion do Rio Poti

Três aventureiros resolveram começar o ano da forma que mais gostam, que é se embrenhando nas matas, rios, contemplando paisagens e interagindo com a natureza. Assim, nos dias 1 e 2 de janeiro de 2022, o grupo formado pelas parnaibanas Rilza Amália e Bruna Luiza e o piracuruquense F Gerson Meneses, resolveram fazer uma expedição com uma remada no Cânion do Rio Poti.

O primeiro destino é a cidade de Castelo do Piauí, que fica distante cerca de 350 km de Parnaíba, e é a porta de entrada para o Cânion do Rio Poti. O Cânion fica na cidade de Buriti dos Montes – Piauí.

Aventureiros em frente ao Portal de entrada da cidade de Castelo do Piauí. 

Após um pernoite em Castelo do Piauí, o grupo ainda rodou 45 km até a sede da Fazenda Enjeitado, última parada até o local da saída da remada.

Trecho da estrada de Castelo do Piauí até a Fazenda Enjeitado. A estrada é bem sinalizada. 
Muitos riachos cortam a estrada, que fica praticamente intrafegável em períodos de muita chuva na região.

A Fazenda Enjeitado

Casarão sede da Fazenda Enjeitado, em Buriti dos Montes –  Piauí.
Breve descanso, antes de seguir para o Cânion do Rio Poti.

A Fazenda Enjeitado já é uma atração à parte, tem um centenário casarão, com grossas paredes e que ainda sustenta a sua originalidade, com rústicos artefatos.

Armadores de rede, feitos de madeira, fincados nas grossas paredes do casarão.
Banco de pote ou bileira, ainda é usado pelos moradores do casarão.
Prensa para a fabricação de queijo.
As grossas pares do casarão da Fazenda Enjeitado.

A Fazenda serve como ponto de apoio para os aventureiros antes de chegarem ao Cânion.

No casarão da fazenda, são servidas refeições e é oferecido o pernoite, aos cuidados da simpática Dona Leni (86) 98117-9894.

Cachoeira das “Sete Quedas do Gaieiro”

Após passar pela sede da fazenda, ainda rodamos 5 km e tivemos a oportunidade de conhecer mais uma das belezas da região, a Canhoeira das “Sete Quedas do Gaieiro”, que fica no Riacho Gaieiro, afluente do Rio Poti.

Encontramos a Cachoeira das Sete Quedas do Gaieiro recebendo as primeiras água do período chuvoso.
Cachoeira das Sete Quedas do Gaieiro, durante o inverno de 2020. Fonte: Zé Augusto.

A área do Cânion do Rio Poti está situada dentro do Parque Estadual Cânion do Rio  Poti, que foi criado em 2017 e que no momento está passando pelo plano de manejo. O Rio Poti nasce na cidade cearense de Quiterianópolis e deságua no Rio Parnaíba, na cidade de Teresina, capital do Piauí, após um percurso de mais de 500 km.

Remada no Cânio do Rio Poti

O percurso total da remada é de cerca de 14 km (ida e volta), são cenários de extrema beleza, chegamos em um momento de início das chuvas na região, parte do rio estava com a água bastante barrenta em virtude disso. No entanto, a água estava calma, sem correnteza.

O deslumbrante Cânion do Rio Poti, com a sua água barrenta das primeiras chuvas do inverno nordestino.
Iniciando a remada.
Remando entre os paredões do Cânion do Poti.
Remando pelo Cânion do Rio Poti.
Um bate-papo com Zé Augusto ((86) 98117-2644), guia do Cânion do Poti. Aqui é o ponto final da expedição, daqui em diante não passa embarcação devido a um desmoronamento que ocorreu há milênios.

Biodiversidade

Durante o percurso da remada é possível o avistamento de vários animais, principalmente o mocó, além de uma grande variedade de pássaros.

Fotografando animais.
Mocó.
Andorinha.
Socó Dorminhoco.
Conhecido na região como “Chapéu de Couro”.
Jacaré.
A longa viagem de aproximadamente 400 km a partir de Parnaíba até a margem do Rio Poti valeu a pena, os cenários deslumbrantes do Cânion do Rio Poti compensaram o esforço.

O vídeo completo da expedição ao Cânion do Rio Poti pode ser visto no link abaixo, no Canal Check-in Aventura: