João Fortes de Sá Menezes e o desuso do sobrenome “Sá Menezes” em Piracuruca

No centro da foto acima, rodeado por familiares, está o casal Domingos Fortes de Sá Menezes (1875-1970) com a sua esposa Lina Fortes Castello Branco (1877-1971). Domingos era filho de João Fortes de Sá Meneses e Quitéria Rita de Jesus (1) Foto colorizada digitalmente por F Gerson Meneses.

No cemitério do povoado Jacareí de Baixo encontram-se sepultados muitos membros da família Fontelene, além deles, estão integrantes de outras famílias tradicionais de Piracuruca e região, como por exemplo Francisco de Brito Passos (o Capitão Chico Brito).

Em tempo: Sobre o Capitão Chico Brito, eu falo sobre ele na matéria que escrevi recentemente intitulada: “Povoado Deserto: um patrimônio histórico, cultural, econômico e social de Piracuruca – 1ª Edição”. Capitão Chico Brito era filho de Pedro de Brito Passos e faleceu na localidade Deserto em 12 de fevereiro de 1905, aos 78 anos. Link para a matéria no final desse texto.

O cemitério citado está em um cenário histórico, fica no Jacareí de Baixo em Piracuruca, ao lado de uma capela datada de 1885. Foto: F Gerson Meneses.
Visitei o histórico local no Jacareí de Baixo, em setembro de 2022. Foto: acervo do autor.
Destaque para o cruzeiro principal da Capela do Povoado Jacareí e a datação que marca 1885. Foto: F Gerson Meneses.

Pois bem, no histórico cemitério supracitado, encontra-se sepultado também um outro personagem de destaque, progenitor de uma numerosa e tradicional prole em Piracuruca e região. Falarei aqui nesse texto sobre João Fortes de Sá Menezes (02/02/1842 – 15/01/1922).

Sepultura de João Fortes de Sá Menezes. Diz na lápide: nascido em 2 de fevereiro de 1842 e falecido em 15 e janeiro de 1922. Era casado com Dona Quitéria Rita de Jesus e deixou filhos e netos. Conforme se observa, o túmulo foi reconstruído em 22 de janeiro de 1954 por seu filho Antônio Fortes. Foto: Sílvio Fontenele.

Em tempo: Há uma discrepância com relação ao ano de nascimento de João Fortes de Sá Meneses, normalmente vê-se na literatura o ano de 1843 como sendo a ano do seu nascimento, no entanto, conforme escrito no túmulo, o ano do seu nascimento foi 1842, no dia 2 de fevereiro.

Em tempo: Na escrita do livro “Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca”, lançado em 2022, eu destinei um tópico aos Sá Menezes. Assim, a sequência abaixo foi retirada desse referido tópico, portanto, terá essa referência bibliográfica.

João Fortes de Sá Menezes era filho do cidadão mineiro Antônio de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes e da piauiense Dona Henriqueta Rosa Fortes Castelo Branco (1800 – 03/06/1890). Antônio nasceu em Minas Gerais em 1791 e faleceu em Piracuruca no dia 22 de dezembro de 1869. Está sepultado no Cemitério Campo da Saudade em Piracuruca.

Em tempo: Antônio de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes veio para o Piauí por volta do ano de 1823, em busca do irmão Luis de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes, Luis já estava em terras piauienses desde o final do século XVIII. Ambos, estabeleceram-se no norte do Piauí, Luis casou-se em primeiras núpcias com Maria da Assunção Pires Ferreira e em segundas núpcias em com Ana Rosa do Lago Castelo Branco, em Butiti dos Lopes-PI e faleceu em Livramento, hoje cidade de José de Freitas. Nota-se, portanto, que assim como Antônio, Luis também se casou com descendentes dos Castelo Branco.

Em tempo: Um ascendente ilustre dos irmãos Luis e Antonio de Sousa Fortes Bustamante de Sá Menezes, foi Luis Fortes Bustamante e Sá, que nasceu em 1678 em Portugal e morreu assassinado em São João Del Rey – Minas Gerais – Brasil. Advogado formado em Coimbra, veio para o Brasil em 1700, onde exerceu o cargo de juiz de fora, no Rio de Janeiro…Fundou uma fazenda em Minas Gerais, que passou a ser chamada de Fazenda do Juiz de Fora, dando origem à cidade mineira de Juiz de Fora.”

O casal Antônio e Henriqueta eram moradores na Fazenda Sossego em Piracuruca e tiveram vários filhos, além de João Fortes de Sá Menezes, os outros filhos são os seguintes:

-> Ana Maria Joaquina Fortes de Sá Menezes
-> Antônio Fortes de Sá Menezes
-> Brígida Fortes de Sá Menezes
-> Clarindo Fortes de Sá Menezes
-> Francisco Fortes de Sá Menezes
-> Henriqueta Fortes de Sá Menezes
-> José Fortes de Sá Menezes
-> Maria Luiza Fortes de Sá Menezes
-> Mariana Fortes de Sá Menezes
-> Raimundo Fortes de Sá Menezes

Os filhos do casal Antônio e Henriqueta listados acima, se espalharam pela região do vale do Rio Longá, norte do Piauí, em cidades como: Esperantina, Batalha, Morro do Chapéu e Nossa Senhora dos Remédios. No entanto, o filho João Fortes de Sá Menezes, fixou moradia em Piracuruca, tendo participado ativamente dos fatos da então Villa da Piracuruca nos anos da década de 1880, conforme visto nas notas abaixo, por ordem cronológica:

No Jornal “A IMPRENSA” de 22 de junho de 1881, João Fortes Sá Menezes aparece em nota, sendo promovido para Tenente da 2ª Companhia do 1º Esquadrão da Guarda Nacional do Município de Piracuruca.
No Jornal “A IMPRENSA” de 3 de setembro de 1881, João Fortes Sá Menezes aparece em nota do Governo Provincial, que convoca os cidadãos de Piracuruca para o alistamento eleitoral. A convocação ordena os cidadãos por quarteirão, Sá Meneses está no 4º quarteirão.
No Jornal “A IMPRENSA” de 30 de novembro de 1883, João Fortes Sá Menezes aparece em nota do Governo Provincial, designando-o como 3º suplente para o cargo de Juiz Municipal de Piracuruca.
No Jornal “A IMPRENSA” de 31 de outubro de 1885, João Fortes Sá Menezes aparece enviando comunicado ao Presidente da Província, declarando ser 2º suplente de Juiz Municipal do termo de Piracuruca.

João Fortes de Sá Menezes e Dona Quitéria Rita de Jesus tiveram 5 filhos, são eles:
-> Antônio Fortes de Sá Menezes
-> Domingos Fortes de Sá Menezes
-> João Fortes de Sá Menezes Filho
-> Mariano Fortes de Sá Menezes
-> Raimunda Fortes de Sá Menezes

A partir dessa geração acima, o sobrenome “Sá Menezes” foi deixando de ser usado, até o seu completo desuso. Como exemplo, destaco o filho Domingos Fortes de Sá Menezes que nasceu em 1875, na fazenda Valentim, Piracuruca e faleceu em 1970 na cidade de Piracuruca. Casou-se com Lina Fortes Castelo Branco (1877-1971). Ambos sepultados em Piracuruca. Do casamento de Domingos e Lina, nasceram 11 filhos, são eles:
-> Alzira Fortes Castelo Branco (Nequinha)
-> Benjamim Fortes Castelo Branco (Beija)
-> Deoclides Fortes Castelo Branco (Duca)
-> Henriqueta Fortes Castelo Branco (Bilita)
-> Hermenildes Fortes Castelo Branco (Lili)
-> João Fortes Castelo Branco (Jota)
-> José Fortes Castelo Branco Sobrinho (Zozô)
-> Lina Fortes Castelo Branco (Dedé)
-> Manoel Lopes Castelo Branco (Castelo)
-> Maria Fortes Castelo Branco (Bilizinha)
-> Quitéria Fortes Castelo Branco (Quininha)

Conforme se observa, assim como o seu avô Antônio de Souza Fortes Bustamante de Sá Menezes, Domingos também casou-se com uma descendente dos Castelo Branco e em nenhum dos filhos de Domingos e Lina foi usado o sobrenome “Sá Menezes”, prevalecendo o “Fortes Castelo Branco”. 


Povoado Deserto: um patrimônio histórico, cultural, econômico e social de Piracuruca – 1ª Edição

Fontes consultadas:

1 – A MÍSTICA DO PARENTESCO. Árvore genealógica de Domingos Fortes de Sá Menezes. Disponível em: https://www.parentesco.com.br/index.php?apg=arvore&idp=19345&ver=por&ori=&c_palavra=#/. Acesso em: janeiro de 2023.

2 – MENESES, F. G. Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca. SIEART Gráfica e Editora, Parnaíba 2022.
Citações usadas no livro acima para compor o tópico:

-> BIBLIOTECA DIGITAL BRASIL. Hemeroteca Digital. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: A partir de julho de 2021.
-> CASTRO, V. M. Enlaces de Famílias: Uma genealogia em construção. Esperantina: Edição do autor/EDUFPI, 2014. 538p.
-> FORTES, F. Família Fortes Bustamante de Sá Meneses. Teresina-PI, Halley AS – Gráfica e Editora.
-> PARENTESCO. A mística do parentesco. Disponível em: https://www.parentesco.com.br/. Acesso em: setembro de 2021.