Seguindo para a zona rural do município de Brasileira-PI, após o povoado Buritizinho e o assentamento Canaã, uma pitoresca capela surge na margem da estrada e logo chama a atenção dos transeuntes, é conhecida na região como Capela das Cruzinhas.
O acanhado templo tem vários símbolos, verdadeiras expressões de fé, que são deixadas pelos peregrinos em sinal de promessas e graças alcançadas. São imagens de santos católicos, jarros com flores, sandálias, velas e outros objetos, além de muitas garrafas com água. Sobre esse último está a relação direta com a origem do lugar.
De acordo com a lenda, o lugar surgiu após o sepultamento de uma senhora idosa que foi encontrada morta na beira da estrada há muito tempo, um vaqueiro a encontrou e ali mesmo a enterrou, chegando à conclusão que a idosa havia se perdido e morrido de sede. Tempos depois, já no ano de 2004 foi erguida a pequena coberta de alvenaria para proteger o túmulo.
Há exemplo da Capela da finada Maria Rosa em Piracuruca e de tantas outras existentes nos rincões interioranos, a Capela das Cruzinhas recebe celebrações católicas, principalmente na Semana Santa, onde muitos fiéis se dirigem ao local.
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.