O formoso rio Poti deságua no Rio Parnaíba no bairro Poti Velho, grande centro de artesanato cerâmico de Teresina. Hoje a travessia do rio de um lado a outro é feita por largas e modernas pontes de concreto. Mas e antigamente? Antes da existência destas pontes? A mais velha das pontes existentes que interligam as duas partes da capital, centro e zona leste é a Juscelino Kubitschek, inaugurada apenas em janeiro de 1957. Esta ponte de concreto armado é constituída por três arcos triarticulados de 60,4 m de vão e extensão total de 202,5 m. Posteriormente construíram uma segunda, ao lado daquela, duplicando a capacidade do fluxo de veículos.
A bem da verdade havia uma ponte antiga, de madeira, com uma só pista, que foi levada durante uma violenta enchente, o que levou o Governo a construir uma moderna, de cimento. Todas as travessias eram feitas aproximadamente no mesmo lugar das modernas pontes que interligam as avenidas Frei Serafim com João XXIII.
PONTE ANTIGA SOBRE O RIO POTI, DESTRUÍDA DURANTE UMA ENCHENTE. AUTORIA DA IMAGEM DESCONHECIDA.
Antes daquela data, portanto, excetuando as passagens limitadas pela ponte de madeira, de existência efêmera, a travessia do rio era feita em balsas ou pontões, tanto para pessoas, como para mercadorias e veículos. Quase todos estes pontões eram movidos a tração humana, através de longas varas, que serviam também para evitar banco de areias. Eram bastante comuns os acidentes, notadamente durante as cheias.
LOCAL DE ANCORAGEM DO PONTÃO NO TRANSPORTE DE PESSOAS NO RIO POTI. IMAGEM DE AUTORIA DESCONHECIDA.
PONTÃO DO RIO POTI EM PLENA TRAVESSIA NA DÉCADA DE 40. CRÉDITOS: LIVRAMENTO FIGUEIREDO.
UMA DAS MAIS ANTIGAS FOTOS DA TRAVESSIA. IMAGEM DE AUTORIA DESCONHECIDA.
PONTÃO NA TRAVESSIA DE CAMINHÕES NO RIO POTI. IMAGEM DE AUTORIA DESCONHECIDA.
CONSTRUÇÃO DA PONTE JK SOBRE O RIO POTI. ACERVO APL.
ALICERCES DA PONTE JK SOBRE O RIO POTI NA DÉCADA DE 1950. ACERVO APL
VISÃO GERAL DO ARCABOUÇO DA PONTE JUSCELINO KUBITSCHEK. IMAGEM DE AUTORIA DESCONHECIDA.
ONDE HOUVE UMA ARCAICA PONTE DE MADEIRA E TRAVESSIA EM PONTÕES, DUAS VISTOSAS PONTES TRAZEM COMODIDADE AO TERESINENSE. FONTE: http://www.skyscrapercity.com/AirtonB.