Depois do IFPI Campus Parnaíba e da UFDPar, a exposição fotográfica “PiauiAndo – Belezas Naturais do Piauí”, está agora sendo apresentada nas escolas da cidade de Piracuruca. A exposição conta com 40 painéis, registros principalmente de animais, paisagens e arte rupestre.
A exposição visa exaltar as belezas naturais do Piauí, até o momento mais de 1600 estudantes já assinaram a lista de visitação.
As fotografias foram feitas entre os anos de 2018 e 2023 pelo Professor F Gerson Meneses, durante as suas andanças em várias paragens do Piauí, desde a Serra da Capivara até o litoral. Daí vem o nome “PiauiAndo”.
=> Exposição no IFPI em Parnaíba
=> Exposição na UFDPar em Parnaíba
Matéria da TV Costa Norte
=> Exposição na CETI Anísio Brito em Piracuruca
=> Exposição no Patronato Irmãos Dantas em Piracuruca
Em tempo: a exposição ainda passará por algumas escolas de Piracuruca. Na cidade, os responsáveis pela agenda da exposição são os professores José Brito (Zezinho Goiaba) e Milca Fontenele.
A exposição virtual pode ser vista a partir do Link.
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.