É hora de voltar a um passado distante e imaginar como seria a vida cerca de mil anos atrás. Na Europa o período dos castelos começou durante a Idade Média, época do feudalismo. Aprendemos que esse foi um sistema em que a nobreza possuía um pedaço de terra cedida pelo rei e que tinha os seus criados, chamados de vassalos.
Os senhores feudais construíam um castelo, onde seus servos podiam criar animais e cultivar a terra. O clero ditava as regras do palácio através da doutrinação católica.
Como era viver em um castelo medieval? Quais eram as rotinas das pessoas? Como funcionava a distribuição dos serviços? E o que tem haver com nossa história, castelos medievais, feudalismo, senhores feudais?
Nada, isso foi apenas para entreter um pouco o caro leitor e recordar as aulas de história sobre a Idade Média e imaginar como era viver em um castelo na Europa no passado.
Agora dizer que em Castelo do Piauí tem castelo cuja a origem de sua arquitetura de tão antiga, se perdeu na névoa dos tempos e arenas e cidades perdidas e petrificadas, aí o negócio começa à ficar intrigante e à querermos saber mais dessa fascinante história, então vamos nessa e viajar no tempo.
A Suntuosa e Mística Pedra do Castelo
O monumento é formado por vários blocos rochosos que interligados dão à impressão de ser uma única estrutura. Possui cerca de 18 metros de altura e treze compartimentos internos e sua arquitetura lembra um castelo dos mais imponentes do período medieval.
As torres eram um ponto fundamental para a defesa do castelo. Por ficarem no alto, davam uma visão ampla da região e podiam abrigar os arqueiros. No pátio interno era o lugar onde aconteciam as festas do castelo, nessas áreas, havia muita circulação de pessoas.
O grande salão era o lugar mais requintado de todos no castelo, onde aconteciam banquetes com bebidas e muitas iguarias para a nobreza e os convidados.
A Lenda do Rei Perverso
Contam os mais antigos moradores da região da Pedra do Castelo que la um monarca poderoso e cruel. O rei perverso costumava realizar festas no castelo e convidava as mais belas moças e rapazes dos mais distantes reinos.
Depois da festa regrada de muita bebida e iguarias o rei ordenanava que os convidados que ele selecionava, participassem de certas orgias profanas que para algumas pessoas, eram parte de um ritual macabro, onde o rei mandava que no final das festividades, os guardas matassem todos os homens e que enterrassem no interior do castelo.
Com a repetição do ritual macabro e com o medo se instalando nas pessoas, o rei sentia prazer em ver tudo aquilo. Fala-se que o monarca cruel gostava de ouvir os gritos de terror e o medo dos visitantes. Para ele era uma forma de mostrar as pessoas que não deveriam nunca desafiá-lo.
Certo dia, dois anjos a mando do Altíssimo foran até o castelo e durante as festas que aconteciam lá, disfarçaram-se de belos súditos e presenciaram tudo o que se passava no castelo. Quando o monarca ordenou a morte dos convidados, os anjos se rebelatam e transformaram toda a estrutura do castelo e à todos que estavam lá, em pedra.
Dizem os moradores mais antigos do lugar, que em certas noites de lua cheia, é possível ouvir, gritos, gargalhadas, orquestras tocando com o som dis intrumentos ecoando pelas aberturas do castelo e veêm-se refletidas a luz de velas.
Segundo os mais velhos, é o exato momento em que o castelo está encantado e nessas noites, reencarna os antigos convivas que moravam nele, transformando-se novamente em pedra ao nascer do sol.
Fala-se que a Pedra do Castelo é cercada de muitos códigos e enigmas. Quem conseguir decifrar, o castelo volta às suas atividades normais porém quem desvendar todo o mistério acaba morrendo e toda à sua geração é amaldiçoado para sempre.
A Arena do Rei
Uma arena é uma área destinada para as apresentações musicais, teatrais ou eventos esportivos. A arena é um termo utilizado como sinônimo para se referir a um estádio.
Na Roma Antiga os gladiadores lutavam em uma superfície coberta por areia, que absorvia o sangue.
A Arena do Rei da Pedra do Castelo fica há mais ou menos 3 km da suntuosa formação rochosa e lá era o lugar onde acontecia os eventos esportivos do castelo.
Cercado de picorotos de arenito o lugar era propício pra a realização de muitos eventos, além de ficar próximo do lendário Labirinto e da Cidade Perdida.
Foto: Juscelino Reis