Expedição “Bom Gosto” apresenta a riqueza histórica e turística existente no entorno do Parque Nacional de Sete Cidades

No dia 4 de janeiro de 2020, fizemos a primeira expedição do ano, fomos até as imediações do Parque Nacional de Sete Cidades para visitar dois locais simbólicos da cidade de Piracuruca, ambos com relevantes valores históricos e turísticos.

Tive mais uma vez a companhia dos aventureiros Índio Apache, Nonato Araújo e Osiel Curiólogo, esse último é guia do Parque e profundo conhecedor do local, o que facilitou bastante a trilha. Primeiramente a uma antiga casa de fazenda conhecida como “Casa dos Escravos” e em seguida, escalamos aquele que é considerado o ponto mais alto do município de Piracuruca, o morro do Bom Gosto.

Um vasto material será produzido a partir dessa expedição, textos para o Portal Piracuruca e vídeo documentários para o canal Check’in Aventura.


NONATO ARAÚJO, F GERSON MENESES, OSIEL CURIÓLOGO E ÍNDIO APACHE

A expedição partiu da Localidade Bananeira, de lá fomos de bike até a “Casa dos Escravos” e depois subimos em escalada o Morro do Bom Gosto.


TRILHA ATÉ A CASA DOS ESCRAVOS


TRILHA ATÉ A CASA DOS ESCRAVOS


TRILHA ATÉ A CASA DOS ESCRAVOS


ESCALANDO O MORRO DO BOM GOSTO

A “Casa dos Escravos”

A “Casa dos Escravos” é um lugar cheio de mistérios, uma antiga fazenda abandonada que tem uma arquitetura rústica e bastante peculiar, toda em pedra com grossas paredes, inclusive os muros e currais do entorno. Por tradição oral, sabe-se que a sua antiquíssima construção é atribuída aos escravos. Sobre a velha casa, contam-se muitas lendas como: a retirada de botijas e aparecimento de fantasmas. Há relatos de que no seu interior existia uma lápide talhada com caracteres indicando uma data, infelizmente não o encontramos.


INTERIOR DA ANTIGA CASA. NAS PAREDES SÃO OBSERVADOS ESSES ORATÓRIOS E PEQUENOS ARMÁRIOS DISTRIBUÍDOS POR TODOS OS COMPARTIMENTOS

NA PARTE EXTERNA, TEM-SE A REAL NOÇÃO DE QUE INFELIZMENTE O VELHO CASARÃO ABANDONADO ESTÁ  SUCUMBINDO AO TEMPO

CHIFRES DE ANIMAIS SÃO ESPALHADOS PELA CASA, ERAM USADOS COMO CABIDES


NA PARTE EXTERNA, UM CURRAL DE PEDRA. A FAZENDA É TODA DEMARCADA POR UMA EXTENSA CERCA DE PEDRA

O Morro do Bom Gosto

O Morro do Bom Gosto, é um local de visual deslumbrante, se destaca na paisagem pela sua altura, do topo contemplamos o Lago da Barragem Piracuruca que fica a cerca de 10 km de distância, um ótimo local para ser explorado pelo turismo de aventura.


TOPO DO MORRO DO BOM GOSTO, AO FUNDO, A VISÃO CHEGA ATÉ O LAGO DA BARRAGEM PIRACURUCA


DESSE LADO, DO TOPO DO MORRO DO BOM GOSTO, A VISÃO CHEGA ATÉ ALGUMAS TORRES NA CIDADE DE PIRIPIRI

CONQUISTA DO MORRO DO BOM GOSTO

Vídeo da Trilha: