Igreja Cristã Evangélica é desde 1954 um patrimônio de Piracuruca, fruto da obra missionária dos irlandeses Wesley e Winnie Gould

Fica aqui a homenagem e reverência a esses grandes missionários, que no verdadeiro sentido da palavra, souberam com muita fé e perseverança transpôr todos os obstáculos impostos pela sociedade religiosa da época. Deixaram o seu legado, cumprindo com maestria a missão de divulgar o evangelho de Deus.

Uma cidade de extrema tradição católica, principalmente por ter no seu berço uma lenda que envolve os Irmãos Dantas e a construção da histórica Igreja de Nossa Senhora do Carmo, datada de 1743. De fato, Piracuruca foi um dos mais relevantes centros católicos da região. Esse portanto, foi o cenário do grande desafio delegado e executado com bravura pelos missionários irlandeses Wesley e Winnie Gould, ao vir para Piracuruca em 1954.


Wesley e Winnie Gould


Wesley Gould

Nascido na Irlanda do Norte em 22 de novembro de 1920, Wesley Gould chegou no Brasil no início de 1949, veio trabalhar em obra missionária inicialmente em Santa Inês-MA, onde evangelizou indígenas, após passar um período também em Altamira-PA ele voltou para a Irlanda e lá casou-se em 1952 com a enfermeira Winnie Gould. Já casados, Wesley e Winnie Gould vieram novamente para o Brasil em 1954, dessa vez direto para Piracuruca, na “Missão aos Campos não Evangelizados” onde permaneceram por 13 anos, até 1967.


Presença de Wesley e Winnie Gould no Brasil


Wesley e Winnie em Piracuruca, local onde hoje é a Avenida Aurélio Brito

Ao chegar em Piracuruca, compraram uma casa em uma ótima localização, no início da Avenida Aurélio Brito. Começaram então o trabalho de evangelização, com cultos realizados em um dos compartimentos da casa. Nos quatro primeiros anos em Piracuruca (1954 a 1958), tiveram uma grande dificuldade, dada à resistência liderada pelos padres católicos da época.


Local dos primeiros cultos da Igreja Cristã Evangélica em Piracuruca


Local já identificado como Igreja Cristã Evangélica, ao lado da atual sede

A seguir, o legado fotográfico deixado pelos missionários Wesley e Winnie Gould, uma riqueza em imagens históricas que mostram o cenário encontrado por eles ao chegarem em Piracuruca.

Fotos históricas das imediações de onde hoje é o templo da Igreja Cristã Evangélica em Piracuruca-PI

Mesmo com tantas dificuldades e rejeições, a população começou a se aproximar para participar dos cultos e também em busca de ajuda. Winnie, como enfermeira, dava orientação e até doava medicamentos, já Wesley atuava como dentista prático. Ambos prestavam atendimentos para as pessoas carentes que os procuravam. Assim, foram adquirindo a simpatia do povo da cidade, inclusive das autoridades.


Wesley Gould em viagem missionária pelo interior de Piracuruca


Batismo nas águas do Rio Piracuruca, ao fundo a antiga ponte de madeira


Primeiras membros da Igreja Cristã Evangélica em Piracuruca

Em 1962, Wesley inicia construção do grande templo da Igreja Cristã Evangélica, ao lado da casa que tinha comprado, entregando para a comunidade em 28 de julho de 1963.


Pavimentação da Avenida Aurélio Brito, ao fundo a Igreja Cristã Evangélica de Piracuruca


Inauguração do templo da Igreja Cristã Evangélica em Piracuruca, em 28 de julho de 1963


Templo da Igreja Cristã Evangélica em Piracuruca, foto de 2003
Foto: F Gerson Meneses


Templo da Igreja Cristã Evangélica em Piracuruca, foto de 2007

A partir de Piracuruca, a obra missionária de Wesley e Winnie Gould foi crescendo na região, iniciando por São José do Divino e principalmente a cidade de Batalha-PI. Em 1967, terminou o ciclo missionário de Wesley e Winnie Gould em Piracuruca, foram então transferidos para Dom Pedro-MA, depois para Teresina-PI e finalmente Iguarapé-Mirim-PA.


Batismo nas águas, em Batalha-PI


Wesley e Winnie Gould

Após aposentar-se Wesley e sua esposa voltaram para a Irlanda do Norte. Wesley faleceu em 28 de junho de 2017, aos 96 anos.


Wesley e Winnie Gould


A filha Esther e seu esposo Philip


Netos de Wesley e Winnie Gould, são filhos de Esther

O principal vínculo de Wesley e Winnie Gould no Brasil foi a região de Piracuruca, fica aqui a homenagem e reverência a esses grandes missionários, que no verdadeiro sentido da palavra, souberam com muita fé e perseverança transpôr todos os obstáculos impostos pela sociedade religiosa da época. Deixaram o seu legado, cumprindo com maestria a missão de divulgar o evangelho de Deus.


Wesley e Winnie Gould

———————————

Fontes consultadas:

Para a composição do texto, as informações e fotos foram enviadas por:
Thiago Alves (Piracuruca Túnel do Tempo) e retiradas do vídeo abaixo:

Informações obtidas com os pastores:
Pr. Samuel P.S Filho – Piracuruca-PI
Pr. Lucimar Rocha (Repórter de Deus) Batalha-PI