Unidade Escolar Anísio Brito em Piracuruca completa 86 anos e está abandonada

No último 21 de junho uma das escolas mais tradicionais de Piracuruca e região completou mais um ano, são 86 anos de serviços prestados. Muitos piracuruquenses passaram pelas suas salas desde a sua fundação em 1933, até a década de 1940 era denominada Unidade Escolar Fernando Bacelar, uma homenagem ao ilustre Professor Fernando Pereira Bacelar.


Comemoração dos 80 anos da Unidade Escolar Anísio Brito em 2013 (1,4)

“Fernando Pereira Bacelar nasceu em Valença-PI, onde ocupou funções como agente dos correios, tabelião e juiz de paz. Em 1839, atendendo seus impulsos patriotas, deixou sua terra natal e foi defender a ordem pública durante a Balaiada. Em pouco tempo, seus fartos conhecimentos, algo raro naquela época, o levaram a nomeação de escriturário e depois a sargento quartel-mestre.

Em agosto de 1844, foi nomeado professor público da vila de Piracuruca, onde também ocupou os seguintes cargos: secretário da confraria de Nossa Senhora do Carmo, escrivão da coletoria geral e provincial, secretário da câmara, tabelião público, juiz de paz, contador, curador de órfãos, delegado de polícia, Juiz municipal, vereador e promotor público.

Sempre cuidou dos seus alunos com carinho e respeito, sem nunca perder a vigilância e a rigidez, exigindo deles a devida compostura dentro e fora da escola. Foi um dos primeiros professores de nossa cidade, educando inúmeros cidadãos de nossa terra, por várias gerações. Devemos sempre lembrar sua devoção à educação e excelente profissional que sempre procurou ser. O mestre Bacelar faleceu em 26 de maio de 1915, com mais de 100 anos de idade.” (2)


Grupo Escolar Fernando Bacelar, hoje Unidade Escolar Anísio Brito . Foto da década de 1940.(5)

A partir de então a escola recebeu o nome do notável piracuruquense Anísio Brito.

“Anísio de Brito Melo, emérito educador e historiador, nascido em Piracuruca e falecido em Teresina (1886-1946). Cirurgião – dentista. Foi diretor do Liceu Piauiense, quatro vezes, e da Instrução Pública do Estado nos governos de João Luís Ferreira, Matias Olímpio de Melo, Landri Sales e Leônidas de Castro Melo.

Dirigiu durante muitos anos a Biblioteca, Arquivo Público e Museu do Piauí, hoje Casa Anísio Brito. Pesquisador de muito mérito. Deu à nossa historiografia uma valiosa contribuição no campo da pesquisa e da análise dos fatos polêmicos da história do Piauí, cujo trabalho foi realizado dentro de um cunho científico e revisionista, procurando esclarecer a verdade. Legou-nos um acervo de obras preciosas para a nossa história. Citamos: “A quem pertence a prioridade histórica do descobrimento do Piauí?”; “Adesão do Piauí à Confederação do Equador”; “Contribuição do Piauí à Guerra do Paraguai”; “A Independência do Piauí”; “Os Balaios no Piauí”; “Ligeiras notícias sobre o ensino no Piauí”; “A reforma atual e o ensino público”.

Elaborou verbetes para o “Dicionário Histórico, Geográfico e Etimológico Brasileiro”, Rio de Janeiro, 1922. Foi sócio-fundador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. Pertence à Academia Piauiense de Letras.” (3)


Anísio Brito (6)

Infelizmente não houve motivos de comemoração no aniversário desse ano de 2019, pois o prédio centenário da Unidade Escolar Anísio Brito está em desuso, fechado devido às más condições da estrutura, a situação ficou tão precária que a escola teve que passar a funcionar em outro prédio.


Mato tomando conta

 


Muro caído em alguns pontos e obra inacabada nos fundos do prédio

Localizado em uma área central da cidade e ocupando todo um quarteirão o antigo prédio está inserido em área tombada pelo IPHAN e precisa urgentemente de uma ação da sociedade e poder público para a completa reforma do prédio, caso medidas não sejam tomadas em curtíssimo tempo, será mais um amontoado de escombro em área tombada, resultado do descaso e falta de compromisso com os bens públicos e históricos da cidade de Piracuruca.


Área tombada no centro urbano de Piracuruca e a U. E. Anísio Brito em destaque

Referências:

(1) https://www.portalodia.com/municipios/piracuruca/unidade-escolar-anisio-brito-comemora-80-anos-em-nossa-cidade-175008.html
(2) Piracuruca – Um Mundo na Escola – Iran de Brito Machado
(3) Dicionário Histórico Biográfico Piauiense – Wilson Carvalho Gonçalves
(4) http://piracurucaweb1.blogspot.com/2013/06/unidade-escolar-anisio-brito-completa.html
(5) Almanaque da Parnaíba de 1942
(6) http://krudu.blogspot.com/2012/08/onde-esta-o-retrato-de-anisio-brito.html