O painel decorado da Serra do Quinto é um exemplo da variedade de formas, da arte rupestre de Pedro II – PI.

A cidade de Pedro II está localizada na Serra dos Matões, na mesorregião do centro-norte piauiense, na divisa com o estado do Ceará. É distante cerca de 206 km da capital do Piauí, Teresina. É uma cidade privilegiada, entre tantas qualidades, destaco: o seu clima ameno, as suas belíssimas paisagens naturais, o seu festival cultural (Festival de Inverno) e o seu grande acervo de arte rupestre.

Em tempo 1: logo abaixo deste texto, tem alguns links de matérias relacionadas ao acervo arqueológico da cidade de Pedro II, escritos a partir de visitas que fiz.

Bom, neste texto em curso, irei falar sobre uma visita que fiz em julho de 2024, à região de Buriti Grande dos Aquiles. Na trilha, fui ciceroneado pelo Professor Joaquim e através dele, conheci alguns moradores da região que gentilmente nos serviram de guias.

A partir da esquerda: Maciel, Gerson, Felipe, Gustavo, Francisco e Professor Joaquim. Companheiros da trilha até o painel rupestre da Serra do Quinto.

Na região, visitamos dois Sítios Arqueológicos com pinturas rupestres com as seguintes denominações dadas pelos moradores locais: Sicupira e Serra do Quinto. Aqui destacarei as pinturas do painel rupestre da Serra do Quinto e em outra matéria falarei as pinturas do sítio Sicupira.

Vista da Serra do Quinto.

Para se chegar até o Sítio Arqueológico da Serra do Quinto, trilhamos cerca de 11 km a partir do centro de Pedro II, uma boa parte consegue-se ir de carro, o restante é trilha a pé.

Subindo a Serra do Quinto, em Pedro II – Piauí.
Infelizmente, parte das placas de sinalização da trilha estão destruídas, daí torna-se ainda mais importante a presença de um guia.
Um antigo cruzeiro é encontrado no caminho….
…e uma cascavel também.
Chegamos então ao grandioso painel decorado da Serra do Quinto.
A passarela usada para o avistamento das pinturas está precisando de cuidados urgentemente.
Ao fundo, as pinturas rupestres do painel da Serra do Quinto.

Em tempo 2: o registro das pinturas do local, a partir de agora está compondo a base do Projeto Artes do Bitorocaia. Logo abaixo deste texto, tem o link para as fotografias e demais informações sobre o sítio.

No painel rupestre, ocorre uma variedade muito grande de formatos e tamanhos de pinturas. Observam-se pinturas representativas e não representativas, algumas graúdas e outras minúsculas, entre 5 e 10 cm.

Pinturas minúsculas com representações de seres zoomórficos e antropomórficos, estão em meio a desenhos graúdos e não figurativos, além de outros, com características geométricas. Esta distribuição de pinturas de características distintas em um mesmo painel, se repete também em outros sítios arqueológicos de Pedro II e também na cidade de Milton Brandão.

Em tempo 3: logo abaixo deste texto, tem o link para a matéria de uma expedição que fiz à cidade de Milton Brandão-PI.

No painel da Serra do Quinto, é apresentado um modelo de arte rupestre que se repete também em Milton Brandão, que é uma cidade vizinha a Pedro II. São símbolos muito específicos desta região, ao que parece, essa região do Piauí é um marco de transição entre estilos de arte rupestre. Estas expressões diferenciadas e algumas sobrepostas, podem caracterizar que a região foi habitada por grupos diferentes, em diferentes épocas.

Demais pinturas do sítio:

Pedro II – PI – Serra do Quinto – Buriti Grande dos Aquiles

Outras matérias sobre Pedro II:

Os estranhos seres dos “pés grandes”, retratados nas pinturas rupestres de Pedro II – Piauí

As localidades Lapa e Salobro são amostras da riqueza natural e arqueológica da cidade de Pedro II – PI

A cidade de Pedro II – PI apresenta um estilo incomum de arte rupestre, semelhante ao encontrado na Serra da Capivara

Os intrigantes “objetos alados” do painel rupestre da “Pedra da Máscara” na localidade Lapa em Pedro II – PI

O Sítio Arqueológico Torres e a riqueza arqueológica da cidade de Pedro II-PI

Expedição à cidade de Milton Brandão:

Expedição mostra algumas das riquezas arqueológicas, culturais e naturais de Milton Brandão – Piauí