Ao passar pela BR 343, a cerca de 7 km de Piracuruca (no sentido Parnaíba), na margem esquerda da rodovia, observa-se um lugar bem atraente e que se destaca pela arquitetura rústica. Nessa última sexta-feira, 18 de junho de 2021, ao me deslocar de Piracuruca para Parnaíba, resolvi parar e conhecer, fui muito bem recebido pelo Sr. Albert Santos, o dono do empreendimento.
Sr. Albert recebe os visitantes no “Coisas da Roça”.
Albert, morou 38 anos em Brasília, onde trabalhava principalmente como maquiador de uma emissora de televisão, além de cabeleireiro e também músico, viu os três filhos partirem: 2 para São Paulo e 1 para Lisboa – Portugal. Daí, resolveu fugir da cidade grande e vir para Piracuruca com a esposa, atrás de sossego. Veio conhecer a terra onde seu pai está sepultado, gostou, foi ficando e resolveu passar a morar no local e construir o “Coisas da Roça”. Segundo ele:
Ainda estou no começo aqui…futuramente quero construir uma área de lazer, com trilhas de bike, quero realizar festivais culturais e folclóricos, onde eu possa dar oportunidade para artistas e artesãos…quero promover música, dança e atividades culturais de acordo com o calendário.
Cantina do “Coisas da Roça”.Comercialização de produtos artesanais.Artesanato em pneu, peças produzidas pelo artesão Índio Apache, de Piracuruca.
De fato, ainda pude ver no local os resquícios da fogueira de Santo Antônio, que Albert acendeu para comemorar a data, além de observar o local todo ornamentado com motivações de festas juninas.
Ornamentos juninos no “Coisas da Roça”.
O “Coisas da Roça” é todo implementado dentro de uma filosofia sustentável, aproveitando os recursos da natureza e reciclando materiais que seriam descartados. Como os pneus, por exemplo.
Reciclagem de pneus.
Atualmente, o empreendimento já está funcionando com café da manhã, almoço e lanche, inclusive com o fornecimento de marmitas e venda de artesanato. De acordo com Albert: “Já conta com bastante visitas, viajantes que passam pela BR 343 se sentem curiosos e param para conhecer e fotografar”.
Obra ainda em construção anuncia alguns dos produtos oferecidos no “Coisas da Roça”.
Interessados podem ligar para Albert (86 98143-2277) e encomendarem suas refeições, inclusive pizzas e uma deliciosa galinha caipira.
Francisco Gerson Amorim de Meneses é natural de Piracuruca – PI. Filho de Antonio Francisco de Meneses e de Zilmar de Amorim Meneses, pai de Teresa Evelin e de Antonio Neto.
Ex militar do Exército Brasileiro, atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí.
Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Análise de Sistemas e em Banco de Dados, Bacharel em Ciência da Computação.
Pesquisador de Computação Aplicada, com projetos de pesquisa nas áreas de Gestão do Conhecimento, Lógica Fuzzy, Biblioteca Digital, Cloud Computing, Geoprocessamento, Computação Gráfica, Física e Biotecnologia. Destaque para a Computação Visual aplicada na Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos voltados para arte rupestre.
É autor das obras: Um pouco sobre minha terra (2000), Aventura na pedra do índio (2001), Aqui me tens de regresso (2003) e Versos retos de um poeta torto (2018). É editor-chefe e proprietário do periódico Revista Ateneu, além de idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com), que desde 1999 divulga a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
É escritor, poeta, cordelista e contista com participações em algumas coletâneas. Atualmente, assina uma coluna no jornal cultural parnaibano “O Piagui”.