Partindo de Parnaíba-PI, cerca de 66 km seguindo pela BR 402 há um recanto no litoral do Piauí que tem se destacado nos últimos tempos; de uma vila de pescadores, a Barra Grande (município de Cajueiro da Praia) está se transformando em um importante pólo turístico do nordeste brasileiro, atraindo pessoas de todo o mundo.
POVOADO DA BARRA GRANDE E SEU ENTORNO. IMAGEM: GOOGLE EARTH
Esportes Radicais
Na Barra Grande encontramos belezas cênicas que começam a ser desvendadas pelos amantes da aventura, do ecoturismo e dos esportes radicais. Assim como todo o litoral do Piauí com seus 65 km a Barra Grande também é protegida pela APA Delta do Parnaíba e faz parte do roteiro integrado da Rota das Emoções.
A rota do Cavalo Marinho
Além de belas paisagens, banho de mar e uma brisa constante, existem rotas e trilhas a serem exploradas pelos aventureiros, uma delas é a Rota do Cavalo Marinho. Um passeio de canoa pelo manguezal onde avistamos vários animais silvestres e uma natureza intacta até encontrarmos o astro principal do passeio que é o cavalo marinho. Toda a rota é acompanhada por guias preparados para proporcionar uma passeio seguro, informativo e agradável.
NO MANGUE, ROTA DO CAVALO MARINHO
CATA DO CARANGUEJO
CATA DO CARANGUEJO
RATO DO MANGUE
SURURU
AVES MIGRATÓRIAS
GARÇA BRANCA
GARÇA AZUL
SIRI
PEIXE
CAVALO MARINHO NO AQUÁRIO
PESCADOR
RETORNO PELA PRAIA
Rua Pontal da Barra
Nota-se uma verdadeira mistura de culturas, vários estrangeiros e pessoas de outros locais do país já residem no local, são turistas que se apaixonaram e resolveram ficar na Barra Grande e estabeleceram vínculos e meios de vida, abrindo pousadas, restaurantes, lojas de esportes radicais, etc.