Antônio José de Souza nasceu em Piracuruca, em 1898. Chegou à Parnaíba em 1952, onde viveu e morreu, no ano de 1987. Coronel Antônio de Souza, como era conhecido, era um intelectual autodidata e uma importante figura política do cenário nacional. Era amigo de Presidentes da República, como Getúlio Vargas e José Sarney (poeta e Imortal da Academia Brasileira de Letras). Em Piracuruca, Antônio José de Souza foi vereador entre os anos de 1924 e 1933; Presidente da Câmara Municipal de 1925 a 1929 e Prefeito de Piracuruca de 1942 a 1945 (1).
De acordo com (2):
“Em 1942, foi nomeado prefeito o Coronel Antônio José de Souza, permanecendo até bem próximo à queda da ditadura, em 1945.”
Sobre os feitos administrativos do Prefeito Antônio de Souza, de acordo com (3), destacam-se:
“Na administração de Antônio José de Souza, foi construída a 2ª barragem do Rio Piracuruca, situada a poucos metros da velha ponte (na época de madeira) que liga o centro da cidade ao Bairro Guarani. Essa barragem teve uma grande significação para a mudança dos hábitos da população de Piracuruca, pois proporcionou um excelente banho que serviu para o lazer dos piracuruquenses. Era o famoso “banho de rio”.
Antônio de Souza também tentou construir em Piracuruca um grande hospital que se chamava Santa Casa de Misericórdia. A construção chegou a ser iniciada…Infelizmente, não foi possível a conclusão, apesar de já ter edificações cobertas…Com o passar dos anos foi se deteriorando gradualmente, até virar escombros.”
Ainda segundo (1), outras ações de destaque na vida de Antônio José de Souza, são as seguintes:
- Foi nomeado, em 1929, Adjunto do Procurador da República na cidade de Parnaíba, pelo então Presidente da República, Washington Luiz.
- Foi o idealizador do Parque Nacional de Sete Cidades, encaminhando à presidência da República o seu projeto de criação.
- Patrono da Cadeira 38 da Academia Parnaibana de Letras (APAL).
- Patrono da Academia de Letras da Região de Sete Cidades.
- Nome de rua na cidade de Parnaíba, no Bairro Reis Velloso.
- Deputado Estadual Constituinte (1947-1951).
- Agropecuarista, Industrial e Comerciante.
- Jornalista (Redator Chefe e Proprietário do Jornal Diário do Piauí [1946 a 1954], com redação na Capital do Estado, Teresina).
- Escritor (autor do livro “Estudos e Coletas de Dados sobre a Cera de Carnaúba” [1974], publicado no Rio de Janeiro e adotado em diversas Universidades brasileiras, como a de Minas Gerais).
- Enquanto Deputado Estadual, Antônio José de Souza assinou a Carta Magna do Piauí de 1946 e liderou projetos em defesa da cultura popular, como o boi de São João e outras manifestações artísticas piauienses.
- Autor do Projeto de Lei de Criação do município de Cocal (PI).
- Detentor da Comenda Helvídio Clementino de Aguiar.
- Presidente da Cooperativa dos Produtores de Cera de Carnaúba do Norte do Piauí, sendo um dos maiores produtores da região, tendo plantado mais de dois milhões de mudas de Carnaúba.
- Foi Membro Titular da Comissão para Assuntos da Borracha, Cera e Resinas, da Confederação Nacional da Agricultura.
- Proprietário da Fábrica de Sabão “Estrela”.
Fontes consultadas:
1 – Diego Mendes Sousa
2 – Livro Remexendo o Baú – Maria do Carmo Fortes de Britto
3 – Livro Apontamento Históricos da Piracuruca – Jureni Machado Bitencourt
4 – Acervo de Altair Marinho, neta de Antônio José de Souza
5 – Acervo Piracuruca Túnel do Tempo (Thiago Alves)