Lendo sobre a história de Parnaíba me deparei com essa interessante passagem:
”..Em 1711 com a ajuda do coronel Pedro Barbosa Leal e alguns moradores, João Paulo Diniz constrói em Parnaíba uma pequena capela para Nossa Senhora de Mont Serrat, imagem vinda de Portugal, e que foi venerada como Padroeira da Feitoria, mas a imagem fora levada à Matriz de Piracuruca em 1712, devido aos ataques dos índios tremembés na feitoria….”
Fonte: http://www.parnaiba.pi.gov.br/website/pages/historia
Tive a curiosidade de fotografar a pequena capela localizada na Rua Duque de Caxias, próximo ao Porto das Barcas em Parnaíba e em seguida em Piracuruca registrei a imagem, que segundo o relato histórico acima, foi trazida para a Matriz de N. S. do Carmo em Piracuruca em 1712, onde permanece até os dias de hoje.
FACHADA DA CAPELA EM PARNAÍBA
PORTÃO DA CAPELA DE ONDE SE VÊ UM PEQUENO ALTAR
REGISTROS GRAVADOS NA PAREDE DA FACHADA DA CAPELA
IMAGEM DE N. S. DE MONT SERRAT EXPOSTA NA IGREJA MATRIZ DE N. S. DO CARMO EM PIRACURUCA
F Gerson Meneses
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.