Uma remada pelas águas cristalinas do Rio Magu no município de Água Doce – Maranhão

O rio Magu se estende por cerca de 133 km, passando pelos municípios maranhenses de Santana, Água Doce e Araioses até desembocar no rio Santa Rosa, ainda no Maranhão. O rio Santa Rosa deságua no rio Parnaíba. O rio Parnaíba é o formador do Delta do Parnaíba e serve de divisa entre os estados do Piauí e do Maranhão (1).

No passado, o rio Magu foi navegável, inclusive os moradores da região utilizavam as suas águas como meio de locomoção entre algumas cidades do nordeste do Maranhã e a cidade de Parnaíba no Piauí. Foto: Raphael Guimarães.

Com o passar dos anos o rio foi estreitando o seu leito e paralelo a isso houve uma diminuição do fluxo de navegação até tornar-se inviável para embarcações de médio e grande porte. Por outro, lado o Magu passou a receber a atenção de turistas que vão até a região para contemplar a natureza exuberante, típica dessa região maranhense.

O rio Magu se destaca pelas suas águas cristalinas e por proporcionar um contato íntimo com a natureza apresentando uma vegetação em grande parte ainda preservada. Foto: Raphael Guimarães.
Ao longo do seu curso, formaram-se alguns balneários como o Balneário Recanto do Caboco, na localidade Cana Brava, município de Água Doce – MA.

Foi justamente o Balneário Recanto do Caboco, no município de Água Doce, o ponto inicial da remada de caiaque pelas águas cristalinas do rio Magu. O percurso foi de aproximadamente 7 km (ida e volta).

A seguir algumas imagens do trecho da remada e um vídeo apresentando toda a natureza exuberante e as belas paisagens seguindo o leito do rio Magu.

Contato para passeios:
Recanto do Caboco

Instagram: @recantodocaboco
Whatsapp:  86 99591-4136


Fonte consultada:

1 – https://www.danielfotografia.com/post/transplante-coracao-rio-magu-2021