Participei na manhã de hoje (26/01/2023) no sítio arqueológico do rio Pirangi, da gravação do documentário “Piauí: a América antiga”. O documentário que está sendo produzido pela Guabes Produções, de Teresina, será composto por 5 episódios e a previsão é que faça a sua estreia no mês de abril desse ano de 2023, será disponibilizado pelas plataformas virtuais através da internet.
Minha participação girou em torno das minhas produções há mais de 20 anos através do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e mais recentemente através do Canal Check-in Aventura (www.checkinaventura.com), com enfoque especial ao Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com /artes-do-bitorocaia/), que visa o mapeamento dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na bacia do rio Piracuruca e região (links logo abaixo).
De acordo com o diretor Frederico Almeida: “o documentário visa abordar as riquezas arqueológicas do Piauí nos aspectos científicos, turísticos, da relação dos registros arqueológicos com as comunidades e das pessoas que de alguma forma interagem com esses sítios arqueológicos”.
Além da direção de Frederico Almeida, a equipe conta com a produção de Sane Araújo, produção executiva de Denise Martins, roteiro e codireção de Manoel Ciríaco. O documentário é fomentado pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Turismo.
Alguns dos registros rupestres do Rio Pirangi cadastrados na plataforma do Projeto Artes do Bitorocaia:
Artigo completo:
O tesouro arqueológico do Rio Pirangi em Buriti dos Lopes – Piauí
Vídeo documentário para o canal Check-in Aventura: