A cidade de Pedro II está localizada na Serra dos Matões, na mesorregião do centro-norte piauiense, na divisa com o estado do Ceará. É distante cerca de 206 km da capital do Piauí, Teresina. É uma cidade privilegiada, entre tantas qualidades, destaco: o seu clima ameno, as suas belíssimas paisagens naturais, o seu festival cultural (Festival de Inverno) e o seu grande acervo de arte rupestre.
Em tempo 1: logo abaixo deste texto, tem alguns links de matérias relacionadas ao acervo arqueológico da cidade de Pedro II, escritos a partir de visitas que fiz.
Bom, neste texto em curso, irei falar sobre uma visita que fiz em julho de 2024, à região de Buriti Grande dos Aquiles. Na trilha, fui ciceroneado pelo Professor Joaquim e através dele, conheci alguns moradores da região que gentilmente nos serviram de guias.
A partir da esquerda: Gerson, Gustavo, Maciel, Francisco, Felipe e Professor Joaquim. Companheiros da trilha até Buriti Grande dos Aquiles.
Na região, visitamos dois Sítios Arqueológicos com pinturas rupestres com as seguintes denominações dadas pelos moradores locais: Sicupira e Serra do Quinto. Aqui destacarei as pinturas de Sicupira e em outra matéria falarei sobre a Serra do Quinto.
Para se chegar até o Sítio Arqueológico Sicupira, trilhamos cerca de 10 km a partir do centro de Pedro II, uma boa parte consegue-se ir de carro, o restante é trilha a pé.
Na trilha passamos por estas curiosas estruturas de pedras, que se destacam pelo seu alinhamento. Parecem alvenaria, mas não são.Depois de alguns poucos quilômetros, chegamos ao painel com pinturas rupestres, conhecido como Sicupira.Ao fundo, o painel com dezenas de pinturas rupestres.
Percebe-se no local que havia uma estrutura para visitação e uma placa com informações sobre o sítio, infelizmente ambos estão seriamente deteriorados.
Iniciando os registros das pinturas rupestres.
Em tempo 2: o registro das pinturas do local, a partir de agora está compondo a base do Projeto Artes do Bitorocaia. Logo abaixo deste texto, tem o link para as fotografias e demais informações sobre o sítio.
No painel rupestre, ocorrem pinturas graúdas e a maioria são não representativas, de formato bastante abstrato. Exceto alguns grafismos que lembram carimbos de pés e principalmente dois seres de aparência bem peculiar.
Os estranhos seres do painel rupestre de Sicupira, em Buriti dos Aquiles – Pedro II-PI. A pintura mede entre 25 e 30 cm de altura.
Uma curiosidade sobre esta pintura, é o destaque que o artista ancestral, executor da pintura, deu para os pés dos indivíduos. Algo que é totalmente singular em nossa região. Pés bastante desproporcionais, com relação ao restante do corpo. Observa-se também que são seres tridáctilos (tem 3 dedos nos pés) e não apresentam braços.
Do painel rupestre, seguimos para uma elevação, onde é possível ter uma bela vista da região……inclusive da nossa próxima parada, que foi a Serra do Quinto, assunto para outra matéria.
F Gerson Meneses é natural de Piracuruca – PI, professor de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI / Campus Parnaíba – Piauí; Pós-Doutorando em Arqueologia; Doutor em Biotecnologia; Mestre em Ciência da Computação; Especialista em Banco de Dados e em Análise de Sistemas; Bacharel em Ciência da Computação; Pesquisador em Computação Aplicada, destaque para pesquisas na área de Computação Visual com temas voltados para a Neurociência Computacional, onde estuda padrões em imagens do cérebro e Arqueologia Computacional, com estudos destinados ao realce, segmentação e vetorização de imagens de arte rupestre.
Escritor e poeta, colaborador do impresso "O Piagui" e de várias coletâneas, entre elas o "Almanaque da Parnaíba" e a série "Piauí em Letras".
Autor de várias obras, destaque para o livro "Ensaio histórico e genealógico dos Meneses da Piracuruca" (2022).
É idealizador e mantenedor do Portal Piracuruca (www.portalpiracuruca.com) e do periódico impresso Revista Ateneu (ISSN 2764-0701). Ambos os projetos existentes desde 1999 com a mesma finalidade, que é divulgar a exuberância de cenários, a cultura, a história, os mistérios, a pré-história, as lendas e as curiosidades do Piauí.
Desenvolve desde 2018 o Projeto Artes do Bitorocaia (www.portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/) que tem por objetivo o mapeamento e catalogação dos sítios arqueológicos com registros rupestres existentes na área da bacia do Rio Piracuruca.