Dicionario Piauiês


Rabanada

Virar o rosto rapidamente em sinal de evidente antipatia por alguém presente. “Essa sirigaita vive me dando rabanada!”.

Rabichola

Rabo, buchanca, bunda. “Esse viado gosta muito e de tomar na rabichola!”.

Rabo-de-burro

Expressão em desuso (usada somente pelos mais velhos). Rapaz de má conduta, plaboy ou mais recentemente, bad boy. 2. Um tipo de capim.

Rabugenta

Pessoa muito ranzinza, impertinente, sempre zangada.

Racha

Pelada de futebol com utilização de um “campo” improvisado, na praia, nas calçadas etc.

Rachada

Forma com que os baitolas ou as bichas se referirem às mulheres, com uma boa dose de despeito. “Essas rachadas pensam que estão com tudo!”.

Rachid

Propina, comissão desonesta. “Quando um jogador de futebol ganha muito dinheiro do clube, com certeza tem rachid no negócio!”. Rachid, sobrenome de origem árabe, significa: o justo. O piauiense, por influencia da forte presença árabe na mídia (talvez mais por uma novela de televisão), misturou Rachid com a expressão rachar (repartir, dividir) e criou um novo termo ou um novo significado para a palavra árabe. Como exemplo desse nome na mídia citamos o Al-Rachid, que era o hotel mais importante de Bagdá antes dos americanos invadirem o país.

Raiar

Sair, se divertir bastante, até o nascer do sol (raios).

Rapariga

Amante, sujeita, rameira, prostituta. Usa-se mais para classificar a mulher que namora homem casado, a outra.”Aquela rapariga não larga o marido da minha amiga!”.

Rebolar

Jogar, atirar fora, é comum ouvir-se: “rebolar no mato” como sinônimo de jogar no lixo. Isso, naturalmente, vem da época em que as casas, sobretudo as do interior do estado (cidades do sertão piauiense) tinham muito terreno em volta e as pessoas costumavam jogar qualquer coisa imprestável pela janela ou seja literalmente no mato. 2. Fazer pouco caso, se aparecer (quer ser muita coisa), menosprezar os demais.

Reiada

Pisa, tapa,surra, lapada.”O time levou uma reiada…”.

Reimoso

Diz de algo que faz mal, provoca mal-estar. “Comer manga a noite é reimoso”. 2. Perigoso. “O local onde fomos ontem é reimoso.”

Relar

Variante do verbo ralar (colocamos aqui porque essa forma é mais usada no Piauí).Tocar de leve em outra pessoa, na maioria das vezes com segundas e sensuais intenções. As raras moças pudicas de hoje em dia costumam dizer: “Não rele em mim” quando os rapazes chegam muito perto.

Renque

O “u” não é pronunciado e a palavra toda é dita como se o falante estivesse com pigarro, ou coisa assim, tem significado similar a “coitadinho”, “pobrezinho”. Ex.: Renquen! tão grande e só fala besteiras.

Respeite!

Expressão de admiração por alguma coisa. “Respeite o carro novo que o meu amigo comprou!”.

Rezina

Alguém que só quer tudo pra si. Sovina, avaro. (Outros: fominha, avarento, miserável, migalheiro, pica-fumo, muquirana, unha-de-fome, morrinha, seguro, zuraco, pão-duro, tranca, esganado, agarrado, mão-de-vaca, mão-fechada).

Roer a corda

Desistir de alguma coisa que havia veementemente prometido.

Rola-bosta

Pessoa sem nenhuma expressão, insignificante, João ninguém. “Esse sujeito não é nada na vida é um rola-bosta!”. 2. Nome de um inseto que se alimenta de esterco.

Rolada

Ato de praticar relações sexuais na visão machista.

Roscofe

Relógio de má qualidade. Emprega-se muito nas brincadeiras entre amigos.”Que horas são no teu roscofe?”.

Ruela

Outro termo jocoso para denominar o ânus.

Ruma

Um monte, uma grande quantidade de alguma coisa: “Eu pesquei uma ruma de peixes!”.