Dicionario Piauiês


Baba-ovo

puxa-saco, bajulador, babão.

Babados

Grupo de assuntos sem muita importância numa conversa. “Lá vem você com aqueles babados todos”. Ou seja: com aquelas conversas todas.

Babão

Quem vive babando (bajulando) os outros. Baba-ovo, puxa-saco.

Babaquara

Matuto ou pessoa ingênua, tola, que não sabe de nada. 2.Pessoas influentes ou poderosas também podem ser chamadas de babaquaras, por pura ironia, claro.

Babau

Prejuízo total, perda irrecuperável de alguma coisa.”Pagou serviço adiantado a operário ou advogado, babau, é dinheiro perdido!”.

Babau

nome dado ao animal jumento, na zona rural

Badogue

O mesmo que baladeira ou estilingue”.

Bagulhar

Comer coisas duvidosas na rua, como espetinhos de carne, pastel, cai-duro etc.

Bagulho

Pessoa muito feia ou coisa velha e imprestável.

Baitinga

Gay, fresco. Emprega-se porém, nas brincadeira entre amigos. “E aí seu baitinga, vai me emprestar o carro?”.

Baitola

Homossexual. Termo pejorativo, insultante, muito usado nos xingamentos entre os rapazes.”Deixa de ser mole cara, parece que é baitola…”

Baixa da égua 1

Hipotético lugar pra onde se manda pessoas que estão nos chateando. “Deixe de me encher o saco cara, vá pra baixa da égua”. Denominação de um dos Bairros mais antigos de Teresina, famoso por suas festas e folias carnavalescas, onde há a Escola de Samba “Sambão”.

Baixa da égua 2

No interior, quando se vai induzir o cruzamento de um jumento com uma égua (para resultar o/a burro(a) – animal estéril, porém mais manso para servir de “carregador”, de trote mais macio que o do jumento), é necessário segurá-la (amarrando ou não) em um lugar de patamar inferior ao do primeiro, dada a diferença dos tamanhos destes dois animais quadrúpedes.
Note-se que em Teresina a localidade “baixa da égua” possui muitas sinuosidades no seu relevo, apresentando-se propícia para os cruzamentos entre jumentos e éguas.
Assim, emprega-se ainda o termo como um trocadilho semântico, pois estar na situação da égua na ilustração acima não é agradável a muita gente.

Baladeira

Artefato feito com uma pequena forquilha, dois elásticos e um pedacinho de couro, que os meninos usam (felizmente cada vez menos) para atirar pequenas pedras nos pássaros. O mesmo que estilingue.

Balaio-de-gato

Coisa ou situação muito confusa. Confusão. Bagunça. “Vamos parar com estas brigas! Esta casa está virando um balaio-de-gatos!”.

Baleia

Mulher muito gorda (essa mulher é uma baleia)

Balrroada

O mesmo que abalroamento. Colisão de veículos.

Banho-de-cuia

Gíria futebolística, o chamado lençol, situação em que o jogador com um leve toque passa a bola sobre o corpo do adversário e pega do outro lado. 2. Banho com o auxílio de uma cuia feita de cabaça-do-mato (árvore que produz cabaças).

Barbas de Santa Pelônia

Expressão das mais curiosas. Usada sempre para enfatizar a atitude de um comilão, daqueles que comem muito e não escolhem comida. “O cara foi ao meu aniversário e só faltou comer as barbas de Santa Pelônia!…”

Barriga-de-soro-azedo

Expressão que, na verdade, não significa nada, serve apenas para “intimar” (veja intimar) com as crianças. “E tu barrica de soro azedo, ainda não cresceu”.Deve ter tido origem nas crianças barrigudinhas do interior que bebiam muito soro de leite extraído da produção de queijos.

Bate-coxa

Dança do tipo arrasta-pé em que o casal fica muito colado (com as coxas juntas). Considerada sacanagem.Gafieira, rala-bucho. Arrasta-pé.

Bater fofo

Faltar a um encontro, descumprir algum acordo.”Marquei um encontro com a menina e ela bateu fofo”.

Bater o catolé

Morrer, passar dessa para melhor.”Já está mais do que na hora desse velho bater o catolé! “.

Batoré

Indivíduo baixinho, tamborete-de-forró, tampinha.

BBG

chamamos a mulher que é muito bonita (Boa Bonita e Gostosa)

Bebo

Bêbado, cachaceiro.

Beradeiro (beiradeiro)

Matuto, caipira. Literalmente é aquele caboclo que anda na beirada da estrada, de cabeça baixa, não pára, não pede carona ou cumprimenta quem passa.

Berinbelo

Nome genérico que pode designar os mais diversos acessórios. “Ela anda cheia de berinbelos”, “a calça tem muitos berinbelos”, “que berinbelo é esse?” “Esse berinbelo aqui…”

Besta

Tanto serve para designar pessoas tolas, ingênuas, quanto para ironizar com pessoas metidas a importantes “Só porque foi eleito vereador agora está metido a besta…”

Bicha (o)

Qualquer coisa, qualquer objeto. “Menino me traz essa bicha aí!”. 2. Viado, baitola, homossexual (masculino).

Bichinho

Tratamento carinhoso. Vale tanto para animais como para crianças.

Bila (bila de gude)

Pequena esfera de vidro que os garotos usam para brincar de gude, um jogo infantil que consiste em fazer a bila cair em três pequenos buracos ganhando quem chega de volta ao primeiro buraco. Absurdamente os grandes dicionários falam em “bolas de gude” e ignoram bilas que é termo conhecidíssimo no Nordeste. (Veja chá de bila).

Birita

Bebida, principalmente cachaça. Existem inúmeros apelidos para essa bebida.

Biriteiro

Aquele que bebe todas. Bebo. Alcoólatra.

Biró

Doido, alienado. “Parece que está biró…” Abreviatura de abirobado.

Biscoito

Longe do significado normal do alimento que, naturalmente, é considerado. Biscoito também pode significar jocosamente o orifício fecal do indivíduo.

Boçal

Gente metida à besta (superior aos outros), que só quer ser o cão comendo mariola.

Bocó

Pessoa que não entende de nada. Ignorante completo.

Bodi

Otário, vacilão, que aparenta ser uma coisa e não é.

Boga (bogra)

Ânus, anel, fiofó, carretel. “O menino está com umas perebas no boga!”.

Boitatá

Papa-figo, bicho-papão. Monstro imaginário que os pais utilizavam para assustar os filhos na tentativa de controlar os mais impulsivos. “Vai dormir menino, é hora do boitatá andar apor aí!”.

Bonequeiro

Aquele que costuma botar boneco, ou seja, botar banca, colocar dificuldades.

Borracho (a)

Pessoa com “gordorinhas” bem distribuídas e que atrai sexualmente

Bota uma aí

Se você deseja uma cachaça, é assim mesmo que se pede no Piauí. Não precisa dizer mais nada. Veja cachaça e conheça as mais diversas denominações dessa bebida.

Botar boneco

Criar caso, fazer confusão por pouca coisa. “O homem botou o maior boneco pra pagar!”. A expressão vem dos bonequeiros, como eram chamadas as pessoas que trabalhavam com teatrinho de fantoches (mamulengos). As peças sempre apresentavam bonecos valentes que brigavam muito. Daí essa comparação.

Botar pra moer

Resolver uma coisa de maneira firme, decidida. Pode ser uma questão de briga, um serviço para executar ou coisa semelhante. “Eu vou resolver essa parada, vou botar pra moer em cima desse vagabundo”.

Braba

Situação muito ruim. “A inflação voltou e a vida do trabalhador esta braba!”.

Brabeira

Lugar ou situação perigosa. “Rapaz, o negócio aí é a maior brabeira…”.

Brabo

(De bravo, naturalmente) Gente irritadiça ou valente. “O pai da moça é brabo, é bom não se meter com ele!”.

Brecha

Espaço entre as pernas mal cruzadas de uma garota que permite a rapaziada ver um pouco além. “A menina está dando a maior brecha”.

Brechar

O mesmo que espiar, olhar disfarçadamente.”Esse rapaz gosta muito de brechar as garotas trocando de roupa”.

Bregueço

Objeto imprestável ou de uso duvidoso.

Brenha

Lugar muito longe da cidade, no meio do mato. “É metido a rico mas, mora nas brenhas!”.

Breque

Historinha enganosa, blefe. “Ele diz que o carro é dele, mas é breque, ele é um liso!”.

Briba

Pequena lagartixa caseira. Provavelmente o nome vem de víbora, pois há quem julgue o pequeno réptil venenoso embora seja inofensivo.

Brochote

Menino grande, rapazinho. As moças costumam usar para desmoralizar os meninos atrevidos. “Vai criar barba seu brochote! “. Imagina-se que elas queiram insinuar que os garotos ainda não são competentemente viris.

Brôco

Pessoa que não entende o que se diz, em razão da idade ou não. Esclerosado. Caduco. Abestado. “Este velho já está brôco, não diz mais coisa com coisa”.

Brocoió

Envergonhado com alguma coisa. Encabulado.

Bronha

Masturbação, punheta.

Bruguelo

Recém nascido ou criança muito nova. “Eu já sou pai, nasceu o meu bruguelo!”.

Bucho-de-égua

Pessoa com a barriga saliente. O mesmo que Bucho quebrado.

Bufar

Peidar fortemente.

Bufunfa

Boró, din, grana, dinheiro.”Cadê a bufunfa do jogo?”.

Bulir

Azucrinar, aporrinhar, apoquentar , cacetear, aborrecer. Mas, também tem o sentido de mexer com alguma coisa. “Menino não vá bulir aí”.

Bunda-canastra

Cambalhota em que o indivíduo se apóia com as mãos ou com a cabeça.

Bunitim

Ficar embriagado, bêbedo, bêbo, cheio-dos-paus, trubiscado. “Eita, o homem hoje esta bunitim!…”.

Buraco

Coisa difícil. “MInha vida é um buraco”. Ou seja, minha vida é muito difícil.

Burro-de-carga

Cabra trabalhador. Aquele que topa todo tipo de trabalho sem reclamar.”O Zé é um burro-de-carga, trabalho é com ele mesmo”.