A cidade de Piracuruca fica localizada no norte do Estado do Piauí a cerda de 196Km da capital Teresina, todos os piracuruquenses, sem exceção, já ouviram falar sobre a lenda dos Irmãos Dantas:
“Dois irmãos portugueses José e Manuel Dantas Correia, em um ato de fé, após serem aprisionados por índios fizeram uma promessa para Nossa Senhora do Carmo, caso fossem soltos construiriam um templo em sua homenagem“. E assim o fizeram, a Igreja Matriz é o grande símbolo de fé da cidade e os Dantas os grandes heróis, ricos deixaram grande patrimônio para a santa.
ANTIGA FOTO DA PRAÇA IRMÃOS DANTAS EM PIRACURUCA, AO FUNDO A IGREJA MATRIZ DE N. S. DO CARMO
Lenda à parte o certo é que tiveram um papel importante na história da cidade, no entanto há uma série de vazios históricos que geram vários questionamentos, vejamos:
– O que fariam dois homens ricos embrenhados em uma selva desconhecida expostos ao ponto de não saberem que ali existiam índios ferozes que poderiam colocar em risco as suas vidas?
– Qual a real data da chegada deles a Piracuruca, quando Manuel Dantas morreu e quando José Dantas foi embora?
– Deixaram descendência em Piracuruca?
– Se construíram a sua riqueza em Piracuruca, como o fizeram em tão pouco tempo?
– Porque o testamento foi atribuído somente a Manuel Dantas, que por tradição oral morreu primeiro? E José Dantas, abriu mão de tudo?
– O que fez José Dantas partir deixando pra trás 9 fazendas, além de gado, benfeitorias, carnaubais e jóias?
– Qual a relação deles com os padres jesuítas?
– Qual foi o verdadeiro paradeiro de José Dantas Correia?
Com relação ao último questionamento existem três hipóteses:
1 – Teria voltado para Portugal;
2 – Ido para Pernambuco trabalhar com moagem de cana-de-açúcar;
3 – Teria ido para o Rio Grande do Norte onde fundou a cidade de Carnaúba dos Dantas.
Observando a história dos Dantas de Carnaúba dos Dantas-RN vê-se que teria sido um tal Capitão Mor José Dantas Correia o grande progenitor, pai de Caetano Dantas Correia a quem é atribuído a fundação da cidade:
“Conta à história, que a antiga região do Seridó por volta de 1613, era habitada apenas por índios das tribos Canidés, Janduís e Pegas. Um dos primeiros povoadores de Acarí do Rio Grande foi Tomáz de Araújo Pereira casado com Maria da Conceição Mendonça, vindo da Paraíba e localizando-se na fazenda São Pedro. Sua filha Josefa de Araújo Pereira (1739-1816) casou-se com o Tenente Coronel Caetano Dantas Correia (1710-1797) o Patriarca, dono da Fazenda Picos de Cima em Acarí, filho do Português Capitão Mor José Dantas Correia e da paraibana Izabel Rocha Meireles, donos do Engenho Fragoso nas imediações de Olinda/PE. O Patriarca Caetano Dantas Correia, comprou umas terras no Riacho Carnaúba, e anos dos bons invernos e grandes enchentes, o riacho tomou outras dimensões e caminhou no roteiro do Rio Carnaúba. Os filhos do Patriarca resolveram então edificar fazendas para criação de rebanhos na região” [1]
MONUMENTO A CAETANO DANTAS, LOCALIZADO NA PRAÇA CAETANO DANTAS (ANTES DE SER DESTRUÍDA), CARNAÚBA DOS DANTAS-RN – Foto: Helder Macedo (2004) – Acervo: Helder Macedo [2]
O Capitão Mor José Dantas Correia nasceu na Vila de Barcelos, distrito de Braga (Portugal) em 24 de dezembro de 1652 e casou-se em com Isabel da Rocha Meireles nascida em 1688 na Paraíba, veja sua árvore genealógica:
ÁRVORE GENEALÓGICA DO CAP MOR JOSÉ DANTAS CORREIA [3]
Seguindo no estudo de sua árvore genealógica temos um detalhe importante, Manuel Dantas Correia, coincidência ou não o Capitão Mor José Dantas Correia também tinha um irmão chamado Manuel Dantas Correia, veja:
Em destaque Manuel Dantas Correia, irmão do Capitão Mor José Dantas Correia [4]
Analisando as informações vemos que há sérios motivos para supor que José Dantas Correia e o Capitão Mor José Dantas Correia se tratam da mesma pessoa, com relação às três suposições expostas pelos historiadores sobre o paradeiro de José Dantas Correia pode ter ocorrido dele, ao sair de Piracuruca, ter ido realmente para Pernambuco, casado com Isabel da Rocha Meireles e seu filho o Ten Cel Caetano Dantas Correia, nascido em 1710 teria dado origem à cidade de Carnaúba dos Dantas-RN.
Por outro lado existe uma certa discrepância com relação às datas, pois caso sejam realmente a mesma pessoa, José Dantas Correia teria que ter saído de Piracuruca antes de 1700, o que seria impossível na concepção dos historiadores que datam a chegada a dos Dantas a Piracuruca em 1718, 1722 ou 1726.
O certo é que é um vasto território para pesquisa, se realmente a tese de serem o mesmo personagem se confirmar abre a possibilidade para realmente descobrirmos a verdadeira história dos Irmãos Dantas e a nossa própria história.
É uma campo fértil para historiadores e pesquisadores. Quem se habilita???
—————————————-
[1] Jardna de O C Jucá – ORIGEM DE CARNAÚBA DOS DANTAS ( Parte I a ) endereço eletrônico: http://groups.msn.com/3981qo6k32b96h7rcd59/histria.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=192&LastModified=4675446464105346401
(acesso em 25 de julho de 2006)
[2] www.cerescaico.ufrn.br/geps/cartilha/cartilha.pdr
(acesso em 26 de julho de 2006)
[3] http://genealogia.netopia.pt/0913/costados.php?id=1011832
(acesso em 26 de julho de 2006)
[4] http://www.geocities.com/joaoslopes/genealogix/genealogix3x2.html#ad%20correia
(acesso em 28 de julho de 2006)