Museu do Tito: Guardião da história e cultura do Piauí

tito1.jpg - 29.88 KB

Estando em Castelo do Piauí, não deixe de visitar e conhecer o rico e vasto acervo do Museu do Tito, que, diga-se de passagem, é um dos maiores do Brasil. Se fôssemos enumerar as tantas coisas que vimos em uma rápida visita ao local, não caberia nesta narrativa, pois encontramos ali as verdadeiras raízes da cultura castelense e nordestina.

tito1.jpg - 29.88 KB
O MUSEU DO TITO ESTÁ ATUALMENTE NA AV. ANTONINO FREIRE, PRÓXIMO AO CRUZAMENTO COM A RUA COELHO NETO, EM CASTELO DO PIAUÍ. IMAGEM: PORTALCDP / AUGUSTO JÚNIOR. 

No Museu do Tito encontra-se uma rara e rica coleção de material lítico, as machadinhas de índios, também conhecidas popularmente por pedra de corisco, instrumentos cortantes utilizados nas suas atividades diárias, além das bestas, arcos de madeira usados para caçar animais.

tito2.jpg - 23.58 KB
UTENSÍLIOS INDÍGENAS. IMAGEM: PORTALCDP / AUGUSTO JÚNIOR.

tito3.jpg - 21.23 KB
EQUIPAMENTOS DE CAÇA. IMAGEM: PORTALCDP / AUGUSTO JÚNIOR.

Há no local muitas informações sobre história geral, colonização brasileira e principalmente a piauiense. Para nossa surpresa, nos deparamos com uma peça da época dos bandeirantes que adentraram sertão a dentro para desbravar novas terras e que, sem dúvida, também passaram por essas bandas.

Vale relatar os muitos utensílios das fazendas antigas da região circunvizinha de Castelo. Para citar um exemplo, vimos muitos potes e telhas antigas, além de arreios de animais vindos da famosa Serra Negra, do temido e destemido Luís Carlos Pereira de Abreu Barcelar “Coronel Luís Carlos”, uma das pessoas mais perversas que se tem notícia da época da escravatura na Província do Piauí.

tito4.jpg - 27.61 KB
TELHAS ENORMES UTILIZADAS NAS CONSTRUÇÕES DE ANTIGAS FAZENDAS. IMAGEM: PORTALCDP / AUGUSTO JÚNIOR.

tito5.jpg - 20.98 KB
ANTIGOS POTES DE ARGILA. IMAGEM: PORTALCDP / AUGUSTO JÚNIOR.

Para não deixar de mencionar, vimos algumas rochas, como arenitos, que pelo trabalho da erosão ficaram com formas bastante interessantes. Os cristais de quartzo hialino, conhecidos como cristais de rocha, abundantes na região.

tito6.jpg - 37.88 KB
CRISTAIS DE ROCHA. IMAGEM: PORTALCDP / AUGUSTO JÚNIOR.

Uma biblioteca com um número muito grande de livros das mais diversas áreas (medicina, direito, geografia, geologia, arqueologia e tantos outros), e uns que nos chamou atenção como o que fala da história do início da construção do trecho da linha férrea de Oiticica (antiga área de litígio entre o Piauí e o Ceará) e um do Padre Cláudio de Melo sobre os índios dessa região.

tito7.jpg - 47.58 KB
BIBLIOTECA COM RARIDADES. IMAGEM: PORTALCDP / AUGUSTO JÚNIOR.

Vale lembrar que o senhor Francisco Nilo Cardoso Filho, o “Seu Tito“, faz incursões ao interior de nosso município coletando informações e recebendo doações de peças e mantém o Museu sem nenhum incentivo, seja de governo federal, estadual ou municipal.

tito8.jpg - 42.57 KB
AUGUSTO JÚNIOR (ESQ.) AO LADO DO SEU TITO. IMAGEM: PORTALCDP / AUGUSTO JÚNIOR

Publicado originalmente em 16/09/2013 no http://www.portalcdp.com.br