As gravuras rupestres da espiral tripla em Buriti dos Lopes – Piauí – Brasil, na Europa e na África

São antiquíssimos símbolos de espirais entrelaçadas, conhecidas também como triskelion ou triscele, a ocorrência mais propagada deste símbolo se dá em Newgrange – Irlanda.

O município de Buriti dos Lopes está localizado na microrregião do Litoral Piauiense. Em seu território, até o momento foram mapeados 3 Sítios Arqueológicos com arte rupestre na base do Projeto Artes do Bitorocaia, são eles: Sítio Arqueológico Pirangi – Trecho ponte, Sítio Arqueológico Pirangi – Branquinhas e Sítio Arqueológico Pedra do Letreiro.

Geolocalização dos Sítios Arqueológicos com arte rupestre de Buriti dos Lopes, cadastrados até o momento na base do Projeto Artes do Bitorocaia. Infografia: F Gerson Meneses.

Os dois primeiros Sítios listados acima, são de gravuras rupestres (petróglifos) e estão no leito do Rio Pirangi. Já o último, é um Sítio com pinturas rupestres (pictogramas). Dos 3, somente a Pedra do Letreiro, consta no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos CNSA / SGPA – IPHAN, com o código PI-2202000-BA-ST-00001.

Em tempo 1: os links para a base do Projeto Artes do Bitorocaia e para os Sítios citados acima, estão no final deste texto.

Aqui neste texto, destacarei uma gravura com uma espiral tripla, existente no leito do Rio Pirangi, na localidade Branquinhas. Figuras 1 e 2.

Figura 1 – Leito seco do Rio Pirangi. Neste local, as gravuras rupestres estão espalhadas pelo leito do rio e só podem ser observadas em período de secas do Rio Pirangi. Foto aérea: autor.
Figura 2 – Algumas das gravuras no leito do Rio Pirangi. São figuras soliformes, pegadas, espirais e outras abstrações. Fotos: autor.

Em tempo 2: em 2020, publiquei aqui no Portal a matéria “O mistério da espiral, a arte rupestre encontrada na Pedra do Arco em Piracuruca-Piauí”. O texto, aborda diversas ocorrências de espirais na arte rupestre pelo mundo e destaca uma espiral do Sítio Arqueológico Pedra do Arco, em Piracuruca – Piauí. O link está no final deste texto.

Espirais triplas (Triskelion ou Triscele):

As gravuras rupestres em forma de espirais triplas, não são tão comuns quanto as de espirais simples. Estas gravuras, que formam 3 espirais entrelaçadas apresentam uma formação conhecida como Triskelion ou Triscele.

Em tempo 3: os termos triskelion ou triscele significam “três pernas” em grego. É um símbolo antigo que remonta ao período Neolítico. O símbolo também é conhecido como “Espiral Celta”. Para os celtas, o significado da espiral tripla tem algumas variações, como: a família, os três mundos (presente, espiritual e celestial), a força e o progresso (1). O símbolo evoca uma sensação de equilíbrio, continuidade e, talvez, uma conexão com conceitos celestiais ou espirituais (2).

A espiral tripla mais conhecida e propagada no mundo, está em uma rocha de Newgrange, um túmulo megalítico pré-histórico, localizado no Condado de Meath, na Irlanda (Figura 3) (2). Trata-se de um dos Sítios Arqueológicos mais famosos do mundo e também é um Patrimônio Mundial da UNESCO (3).

Figura 3 – A espiral tripla de Newgrange se destaca como sendo um dos símbolos mais icônicos da arte megalítica irlandesa (2). Foto: (2)

Uma outra ocorrência de espiral tripla vem da Argélia, no continente africano. Desta vez, são duas gravuras bem próximas, tendo um zoomorfo (que lembra um elefante) ao centro (Figura 4).

Figura 4 – Espirais triplas do Parque Nacional Tassili n’Ajjer, na Argélia (4). Foto: (4).

Finalmente, a espiral tripla do leito do Rio Pirangi, na localidade Branquinhas, município de Buriti dos Lopes (Figura 5). 

Figura 5 – Espiral tripla de Buriti dos Lopes – Piauí. Foto: autor

Conforme se observa, parte da espiral tripla de Buriti dos Lopes, apresenta uma visibilidade ofuscada, parecendo estar desgastada ou inacabada. O fato de estar no leito do Rio Pirangi, desprotegida das intempéries e de ações antrópicas negativas, podem ter ocasionado o desgaste, ofuscando a gravura.

Ainda não foram feitas datações na arte rupestre de Buriti dos Lopes, portanto, não convém fazer predições sobre a época em que foi produzida a gravura da espiral tripla, nem muito menos atribuir a um terminado grupo a sua produção e nem ainda logicamente afirmar nada sobre o significado que os autores deram ao símbolo. O fato, é que é mais um lugar na terra em que ocorrem espirais triplas.

O significado preciso deste símbolo permanece um tema de interpretação e fascínio, oferecendo um vislumbre do rico simbolismo e das crenças do povo antigo que o criou”. (3).

Referências:
1 – Website: https://www.theirishroadtrip.com/triskelion-meaning/. Acesso em 15/11/2025.
2 – Website: https://www.newgrange.com/tri-spiral.htm. Acesso em 15/11/2025.
3 – Website: https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/mais-antiga-que-piramides-e-stonehenge-conheca-tumba-de-newgrange.phtml. Acesso em 15/11/2025.
4 – Website: https://maximilien-bruggmann.ch/dev~Maximilien~fr/. Acesso em 15/11/2025.

Links sugeridos:

Artes do Bitorocaia

https://portalpiracuruca.com/arqueologia-etnografia-e-pre-historia/gravuras-branquinhas-buriti-dos-lopes/

O tesouro arqueológico do Rio Pirangi em Buriti dos Lopes – Piauí

Conheça a Pedra do Letreiro na cidade de Buriti dos Lopes – PI, com as suas várias pinturas rupestres

O mistério da espiral, a arte rupestre encontrada na Pedra do Arco em Piracuruca-Piauí